ANÁLISE E PERSPECTIVA SOBRE O TURISMO NA COMUNIDADE DO BATAN-RJ

Autores

  • Marlen de Oliveira Cabral Ramalho Faculdade São José
  • Viviane Soares Lança Faculdades São José.
  • Carla Emanuelle de Oliveira Barbosa Faculdades São José.
  • Suellen do Carmo Pereira Mesquita Faculdades São José.

Resumo

O turismo é uma atividade que envolve pessoas e experiências, podendo ser considerado fonte de renda principalou complementar, contribuindo, em conjunto com outras características, para o desenvolvimento das localidadesreceptoras. Todavia, é necessário um planejamento adequado com inserção da comunidade local no processo dedesenvolvimento turístico, para que a atividade ocasione o menor impacto negativo possível. Dentro desse âm-bito, surgem modelos como o Turismo de base comunitária, aquele onde as comunidades locais possuem controleefetivo sobre o desenvolvimento e gestão da atividade. Foi dentro deste contexto que o curso de Turismo dasFaculdades São José desenvolveu um projeto de iniciação científica com foco na Favela do Batan buscando fazero levantamento das potencialidades e da percepção dos moradores acerca da possibilidade do desenvolvimentode uma atividade turística local.Palavras-Chave: Turismo de base comunitária; Favela do Batan; Projeto de Iniciação Científica

Biografia do Autor

Marlen de Oliveira Cabral Ramalho, Faculdade São José

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal Ruraldo Rio de Janeiro. Coordenadora do Curso de Turismo das Faculdades São José.

Viviane Soares Lança, Faculdades São José.

Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e Bacharel em Turismo pela Universi-dade Federal Rural do Rio de Janeiro. Prof.ª do Curso de Turismo das Faculdades São José.

Carla Emanuelle de Oliveira Barbosa, Faculdades São José.

Graduanda do Curso de Turismo das Faculdades São José

Suellen do Carmo Pereira Mesquita, Faculdades São José.

Bacharel em Turismo pelas Faculdades São José.

Referências

BURSZTYN, Roberto Bartholo, Davis G. Sansolo; Ivan (orgs). Turismo de Base Comunitária: Diversidade de Ol-hares e Experiências Brasileiras. Letra Imagem, Rio de Janeiro, 2009. Pp. 508.

INSTITUTO PEREIRA PASSOS. IN: Rio Mais Social-BATAN. Disponível em: <http://www.riomaissocial.org/ter-ritorios/batan/>. Data de acesso: 07 jun. De 2015.

MINISTÉRIO, do Turismo. Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária: Desafio para a formulação das políticas públicas. Brasília, 2010. Pp: 88.

PACIFICADORA, Unidade de Polícia. In: Batan. Disponível em: <http://www.upprj.com/index.php/informacao/informacao-selecionado/ficha-tecnica-upp-batan/Batan.> . Data de acesso: 07 de jun de 2015.

PEREIRA FILHO, José Eduardo; FREITAS, Maria Alice Ilha Niederauer de. ADINÂMICA DA EXTENSÃO UNIVER-SITÁRIA: um breve relato dos desafios de uma IES e sua inserção social sob a perspectiva do ensino e pesquisa.
Disponível em http://www.saojose.br/acontece/revista-ciencia-atual-volume-5-no-1/ Revista Ciência Atual/FSJ.
Volume 5, N. 1, 2015

TOURS, Exotic. In Exotic Tours since 1992. Our reputation is our best advertisement!. Disponível em: <http://www.exotictours.com.br/> . Data de acesso: 12 de ago de 2015.

SOCIAL, Subsecretaria de Comunicação. In Impresa RJ Notícias. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2010934>. Data de acesso: 13 ago de 2015.

SOCIAL, Rio Mais. In Territórios Tabajaras/ Cabritos. Disponível em: <http://www.riomaissocial.org/territorios/ladeira-dos-tabajaras-e-morro-dos-cabritos/?secao=inicio>. Data de acesso: 13 ago de 2015.

SOCIAL, 2016, Rio. In Mapa das Instalações Deodoro. Disponível em: <http://www.rio2016.com/os-jogos/a-cidade/deodoro>. Data de acesso: 14 ago de 2015.

Downloads

Publicado

01-12-2016