DESENHO NA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Catia Campos Correia Faculdade São José

Resumo

O presente artigo visa mostrar o estudo do desenvolvimento progressivo do desenho infantil despertando aimportância da disciplina de artes, através da ação educativa das crianças, busca analisar a passagem dos rabis-cos iniciais, da garatuja, para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos, dessaforma utilizando o desenho como ferramenta principal e motivadora na aprendizagem e estimulo a criatividadedas crianças. Como objetivo específico, será estudado o desenvolvimento e a influência do desenho e da escrita,suas vantagens, evoluções, reflexos, a experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa açãocriadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar erealizar um trabalho de arte será abordado também a experiência de fluir formas artísticas, utilizando informaçõese qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que formas signifiquemcoisas diferentes para cada pessoa. A experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde impor-tam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípiosformais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.Palavras-Chave: Desenho, avaliação pedagógica e psicopedagógica.

Biografia do Autor

Catia Campos Correia, Faculdade São José

Orientador: Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena

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Publicado

01-12-2016