RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: características e novos desafios.

Autores

  • José Filho Eduardo Pereira Filho Faculdade São José
  • Nívea Maria Ferraz Corrêa Faculdade São José
  • Cristina de Oliveira Vaz Faculdade São José

Resumo

O presente artigo busca fazer uma breve análise das práticas e políticas de Responsabilidade Social no âmbitodas pequenas e médias empresas. Para realizar o intento, foi necessário definir quem são as pequenas e médiasempresas (PMEs), bem como compreender como se deu a evolução do conceito de responsabilidade social, nocontexto do mundo corporativo. Tais conceitos puderam ser definidos através da realização de pesquisas bibli-ográficas e utilização de vasta webgrafia; constatou-se que o tema responsabilidade social em pequenas e médiasempresas tem um vasto campo a ser explorado, pois a responsabilidade social corporativa e a sustentabilidadeparecem derivar da evolução das práticas corporativas nas grandes empresas, que por sua influência política eeconômica, são mais visadas e até mesmo cobradas pela sociedade em geral. Entretanto, comparativamente pou-cos estudos existem no segmento das PMEs. Portanto, o desafio neste trabalho é questionar até que ponto existeaquilo que chamamos de Responsabilidade Social no âmbito das PMEs, e possivelmente propor soluções para osprincipais entraves à sua implementação. Foi elaborada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de enriquecerconceitualmente o trabalho realizado; realizou-se também relato de caso, objetivando delinear e tornar palpáveistodos os conceitos discutidos. Finalmente, concluiu-se que a RSE está presente nas PMEs de um modo geral, emforma de ações sociais envolvendo a comunidade onde atua, porém a incorporação da gestão socialmente re-sponsável depende do equilíbrio financeiro e da capacidade de sobrevida dessas empresas.Palavras-Chave: Palavras-chave: responsabilidade social; pequenas e médias empresas; stakeholders.

Biografia do Autor

José Filho Eduardo Pereira Filho, Faculdade São José

Professor Doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR), Mestre em Ciência Política (IFCS/UFF).Graduação em Ciências Sociais, Licenciatura e Bacharelado (IFCS/UFF)

Nívea Maria Ferraz Corrêa, Faculdade São José

Bacharel em Administração (Escola de Negócios/ FSJ)

Cristina de Oliveira Vaz, Faculdade São José

Bacharel em Administração (Escola de Negócios/ FSJ)

Referências

ALMEIDA, Fernando. Experiências empresariais em sustentabilidade – avanços, dificuldades e motivações de ges-
tores e empresas. 1ª ed. São Paulo: Elsevier - Campus, 2009.
BARBIERI, José Carlos; REIS, Jorge Emanuel. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria
à prática. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BNDES. Porte de empresa. Disponível em <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/
Apoio_Financeiro/porte.html> Acesso: 21 mar 2015.
BORGER, Fernanda Gabriela. Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade para a gestão empresarial.
2013. Disponível em <http://www3.ethos.org.br/cedoc/responsabilidade-social-empresarial-e-sustentabilidade-
para-a-gestao-empresarial/#.VGjcqvnF_fI/> Acesso em: 15nov. 2014.
COSTA, Maria Alice Nunes. Teias e tramas da responsabilidade social - o investimento social empresarial na saúde.
1ª ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo - Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
FARIA, Alexandre; SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras. A responsabilidade social é uma questão de estratégia?
Uma abordagem crítica. 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n1/a02v42n1.pdf/> Acesso
em: 26ago. 2014.
FILHO, José Edson Moyses; RODRIGUES, Andrea Leite. Responsabilidade Social em Pequenas e Médias Empre-
sas: Uma Análise a Luz da Teoria dos Stakeholders. 2009. Disponível em <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/
ESO2380.pdf> Acesso em: 21mar. 2015.
GUIMARÃES, Heloísa Werneck Mendes. Responsabilidade social da empresa: uma visão histórica de sua prob-
lemática. 1984. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901984000400031&script=sci_
arttext/>. Acesso em: 23ago. 2014.
INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Disponível em <http://www.inmetro.gov.
br/qualidade/responsabilidade_social/norma_nacional.asp> Acesso em: 21mar 2015.
INSTITUTO ETHOS. Disponível em <http://www3.ethos.org.br/> Acesso em: 21mar 2015.
IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Empresas também têm responsabilidade social. 2010. Disponível
em <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2315:catid=28&Item
id=23> Acesso em: 21mar 2015.
LIMA, Edmilson de Oliveira. As definições de micro, pequena e média empresas brasileiras como base para a for-
mulação de políticas públicas. Anais do II Egepe, Londrina- PR, p. 421-436, Nov 2001. Disponível em < http://
www.anegepe.org.br/edicoesanteriores/londrina/GPE2001-03.pdf > Acesso em 21mar 2015.
LIMA, Gustavo da Costa. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. 1999. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-753X1999000200010&script=sci_arttext> Acesso em: 21mar.
2015.
MÖLLER, Marcelo A. Marketing Responsável? Um estudo em empresas brasileiras. 2006. Disponível em < http://
www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/Marcelo_Moller.pdf > Acesso em: 21mar. 2015.
OLIVEIRA, J. Arimatés. Responsabilidade social em pequenas e médias empresas. 1984. Disponível em: <http://
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901984 000400030&script=sci_arttext>. Acesso em: 23ago. 2014.
OLIVEIRA, Marlene; BERTUCCI, Maria das Graças E. S.. A pequena e média empresa e a gestão da informa-
ção. 2003. Disponível em <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/91/1558> Acesso em: 02abr.
2015.
PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa; MARQUES, Maria de Fátima Cardoso; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira.
Ética na formação profissional – uma reflexão. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-
81452006000100015&script=sci_arttext/>. Acesso em: 26ago. 2014.
PORTAL FIA- Fundação Instituto de Administração. Sobre a PME. Disponível em <http://www2.fia.com.br/Por-
talFIA/Default.aspx?idPagina=27012> Acesso em: 21 mar 2015.
PORTAL IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Disponível em: <http://ibase.br/pt/> Aces-
so: 21mar 2015.
PORTAL SEBRAE. O Projeto Ethos–Sebrae de Responsabilidade Social para Micro e Pequenas Empresas. Dis-
ponível em <http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/ 357151C893C7938983256E9200 5F13B5/$File/NT-
0004DB56.pdf> Acesso em: 21mar. 2015.
REIS, Carlos Nelson dos. A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro em face da ação consciente
ou do modernismo do mercado?. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415984820070
00200004&script=sci_abstract&tlng=pt/>. Acesso em: 26ago. 2014.
RIBEIRO, Álvaro Miranda Leite. Responsabilidade social empresarial: percepções e possibilidades. 2005. Disponív-
el em<http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/CiencSociais_RibeiroAM_1.pdf> Acesso em: 11jan. 2015.
ROCHA, Flavia A. D. da; SIMONETTI, Vera M. M..Gestão de pequenas empresas e responsabilidade social. 2008.
Disponível em <http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0060_0268.pdf>
Acesso em: 02abr. 2015.
TEIXEIRA, Sebastião. Gestão das organizações. 2ª ed. McGraw Hill: Portugal, 2005.
TOMEI, P. A.. Responsabilidade social de empresas: análise qualitativa da opinião do empresariado nacional.
1984. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901984000400029&script=sci_arttext>.
Acesso em : 23ago. 2014.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 10 ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
WEST INTERNET. Disponível em <http://www.west.com.br/> Acesso em: 02abr 2015.

Downloads

Publicado

12-08-2015