A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA AÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo estreitar a relação entre a família e a escola na Educação Infantil. Para tanto,também irá expor a contribuição do psicopedagogo nesta relação. Salienta-se a necessidade de conscientizar àsfamílias da importância desta relação através do entendimento sobre o que é a primeira infância, pois, é nestaetapa da vida que se constrói a base para as aprendizagens posteriores. Ou seja, a criança frequentadora daEducação Infantil é beneficiada quando tem suas habilidades trabalhadas dentro do limite do seu entendimentoe da sua prática. Porém, a parceria é uma via de mão dupla e sendo assim, a escola também tem um papel degrande importância para firmar este compromisso. A escola pode, através da ação do psicopedagogo, ministrarpalestras com esclarecimentos acerca desta importante etapa da Educação Básica, promovendo uma tentativade mudança de olhar às crianças desta faixa etária, tornado os pais/responsáveis conscientes do que a criança écapaz de entender e produzir e assim, os pais/responsáveis podem tornar-se mais participativos e incentivadoresdestas crianças. Conclui-se então que a partir de um estreitamento na relação entre a família e a escola, a criançaé quem se beneficia e assim pode tornar-se mais confiante em suas produções, que como dito anteriormente, sãobases para aprendizagens futuras.Downloads
Publicado
09-01-2015
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.