GÊNERO E ETNIA NO AMBIENTE ESCOLAR: INCURSÕES CONCEITUAIS E REFLEXÕES PARA NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Ana Lúcia Guimaraes Faculdade São José
  • Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral Faculdade São José
  • Alessandra de Oliveira Adiala Faculdade São José
  • Rebeka Helena Costa da Silva Oliveira Faculdade São José
  • Ruth Rubim Faculdade São José
  • Rose Cristina Veiga Gomes de Carvalho Faculdade São José

Resumo

O artigo trata dos desafios conceituaus sobre gênero e etnia encontrados na sociedade em específico no âmbitoeducacional. A partir da tentativa de entender os conceitos de gênero e etnia, estaremos sobretudo relatandocomo as Políticas Públicas podem colaborar para a importância do respeito à diversidade. Dessa forma, provocamosreflexões sobre o papel da escola como mediador e formador de cidadãos críticos perante a sociedade emque está inserido.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Guimaraes, Faculdade São José

Coordenadora do grupo de pesquisa em Educação do Curso de Pedagogia das Faculdades São José e ProfessoraUniversitária

Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral, Faculdade São José

Coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades São José e Professora Universitária

Ruth Rubim, Faculdade São José

Alunas do Curso de Pedagogia das Faculdades São José e Pesquisadoras

Rose Cristina Veiga Gomes de Carvalho, Faculdade São José

Aluna da Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional das Faculdades São José e Pesquisadora

Downloads

Publicado

09-01-2015