A DINÂMICA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um breve relato dos desafios de uma IES e sua inserção social sob a perspectiva do ensino e pesquisa

Autores

  • José Eduardo Pereira Filho Faculdade São José
  • Maria Alice Ilha Niederauer de Freitas Faculdade São José

Resumo

O presente artigo trata da Extensão Universitária sob a perspectiva do ensino e da pesquisa. O objetivo central éapresentar os principais desafios de uma instituição de ensino superior para criação de um Núcleo de Extensãovisando à ampliação da sua inserção social na região em que está inserida, sob perspectiva do ensino e da pesquisa.O estudo tem como problemática central apontar quais são os principais desafios iniciais de uma instituiçãouniversitária ao elaborar e dar os primeiros passos na construção de um Núcleo de Extensão. Para tanto a pesquisafez uso dos seguintes recursos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa de campo aliada àtécnica da observação participante, visando conciliar os aspectos conceituais e concretos da investigação. Podeser concluído que os desafios iniciais da criação de um Núcleo de Extensão Universitária vão desde os organizacionais/operacionais até os de natureza cultural. Entretanto, podemos considerar que o principal desafio diz respeitoao entendimento do significado da Extensão por parte dos atores envolvidos, tais como professores, gestoresuniversitários, discentes e a própria comunidade a ser assistida. Isto está relacionado ao caminho a seguir, focadoem cursos voltados para comunidade, a prestação de serviços in loco ou na própria faculdade. Ou por meio dacombinação de ambas diretrizes. Acredita-se também que a Extensão deve, de certo modo, ser flexível o bastantepara assumir um formato que dependerá do público alvo que se deseja atingir e das expectativas deste segmentosocial. Para tanto, o Núcleo de Extensão Universitária juntamente com a Direção de ensino, das Escolas e com asCoordenações, deverá estar atento e sensibilizado a compreender os meandros e as expectativas institucionais,acadêmicas e sociais.

Biografia do Autor

José Eduardo Pereira Filho, Faculdade São José

Professor Doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR), Mestre em Ciência Política (IFCS/UFF).Graduação em Ciências Sociais, Licenciatura e Bacharelado (IFCS/UFF).

Maria Alice Ilha Niederauer de Freitas, Faculdade São José

Graduando em Direito (FSJ), 10º Período.

Downloads

Publicado

09-01-2015