Empresas, Stakeholders e Ações de Legitimação: O Papel da Estratégia e do Planejamento Estratégico (Companies, Stakeholders and Actions Legitimation: The Role of Strategy and Strategic Planning)

Autores

  • Manoel Gonçalves Rodrigues Faculdade São José
  • Fernando José Pereira da Costa

Resumo

As empresas inserem-se hoje num meio envolvente turbulento, marcado por elevados graus de instabilidade, fruto da ocorrência da Terceira Revolução Industrial, também dita Terceira Revolução Industrial eTecnológica no bojo da qual acirram-se as transformações tecnológicas e sociais. As organizações, portanto, inserem-se e operam em meio envolventes cada vez mais difíceis, em que é cada vez mais complicada asua legitimação. Assim sendo, o processo de legitimação pode vir a passar pela incorporação dos conceitos de responsabilidade social, responsabilidade sócio-ambiental e sustentabilidade, todos incorporados como variáveis de gestão e no bojo do que propõe o Pacto Global da Organização das Nações Unidas. A legitimação é conquistada a nível da envolvência, da clientela e dos stakeholders. No caso destes últimos, torna-se fundamental a obtenção do consenso. Contudo, a Responsabilidade Social Corporativa e as propostas a ela ligadas, surgem como elementos dinamizadores dos esforços de legitimação por parte das empresas. A estratégia e o planejamento estratégico, articuladores de consensos entre as organizações e os seus respectivos stakeholders, delineiam o caminho do contexto empresarial e organizacional, aprumando-o no âmbito de elevados níveis de instabilidade, de modo a lhe construir o diferencial competitivo e lhe assegurar as condições propícias à obtenção de resultados positivos quanto à componente negócios.Palavras-Chave: Organizações, Planejamento Estratégico, Stakeholders

Biografia do Autor

Manoel Gonçalves Rodrigues, Faculdade São José

Pós-doutor em economia de transporte e meio ambiente pela Universidade da Califórnia, EUA. Professordas Faculdades São José (FSJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Fernando José Pereira da Costa

Doutorando em economia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professor na Cidadedo Porto, Portugal.

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Publicado

22-01-2013