Empresas, Stakeholders e Ações de Legitimação: O Papel da Estratégia e do Planejamento Estratégico (Companies, Stakeholders and Actions Legitimation: The Role of Strategy and Strategic Planning)
Resumo
As empresas inserem-se hoje num meio envolvente turbulento, marcado por elevados graus de instabilidade, fruto da ocorrência da Terceira Revolução Industrial, também dita Terceira Revolução Industrial eTecnológica no bojo da qual acirram-se as transformações tecnológicas e sociais. As organizações, portanto, inserem-se e operam em meio envolventes cada vez mais difíceis, em que é cada vez mais complicada asua legitimação. Assim sendo, o processo de legitimação pode vir a passar pela incorporação dos conceitos de responsabilidade social, responsabilidade sócio-ambiental e sustentabilidade, todos incorporados como variáveis de gestão e no bojo do que propõe o Pacto Global da Organização das Nações Unidas. A legitimação é conquistada a nível da envolvência, da clientela e dos stakeholders. No caso destes últimos, torna-se fundamental a obtenção do consenso. Contudo, a Responsabilidade Social Corporativa e as propostas a ela ligadas, surgem como elementos dinamizadores dos esforços de legitimação por parte das empresas. A estratégia e o planejamento estratégico, articuladores de consensos entre as organizações e os seus respectivos stakeholders, delineiam o caminho do contexto empresarial e organizacional, aprumando-o no âmbito de elevados níveis de instabilidade, de modo a lhe construir o diferencial competitivo e lhe assegurar as condições propícias à obtenção de resultados positivos quanto à componente negócios.Palavras-Chave: Organizações, Planejamento Estratégico, StakeholdersDownloads
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Publicado
22-01-2013
Edição
Seção
Artigos
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