Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj <div>Ciência Atual uma revista científica multidisciplinar, eletrônica, de periodicidade semestral, editada pelo Centro Univeritário São José, como resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores de diversas áreas do saber científico, que atuam com vasta experiência na graduação e pós-graduação.</div><div>-</div><div>Tem como missão fomentar a produção e a disseminação de conhecimento, servindo como veículo de educação continuada e permanente, constituindo os avanços científicos e tecnológicos, nas diversas áreas, possibilitando o intercâmbio entre academia, trabalho e movimentos sociais organizados. A Ciência Atual está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, contando com o suporte de uma equipe de pesquisadores, de renomada experiência acadêmica e profissional, que compõem o Comitê Científico.</div><div>-</div><div>A Ciência Atual objetiva as melhores práticas editoriais de revistas científicas no Brasil, a partir de definições expostas na Política Editorial. Este processo é sistematicamente seguido pelo Conselho Editorial, pois a revista opera sobre a plataforma Open Journal System (OJS), mais conhecida na comunidade científica brasileira como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER.</div> pt-BR <p>• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;<br /> • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);<br /> • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);<br /> • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.</p> diretorgeraldeensino@saojose.br (Armando Hayassy) suporte@saojose.br (Rafael Marques) Qui, 06 Fev 2025 09:47:27 -0300 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 AÇÕES TÉCNICAS E TÁTICAS DETERMINANTES PARA VITÓRIA EM JOGOS DO FINAL FOUR DA LIGA NACIONAL DE HANDEBOL FEMININO. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/760 <p>Indicadores de desempenho e de vitória são importantes para a determinação de como será o <br>processo de treinamento de equipes de esportes coletivos e individuais. Entender quais são esses <br>indicadores é crucial para a comissão técnica. Dessa forma, o objetivo do estudo foi verificar através <br>de uma análise dos dados coletados quais são as ações técnicas e táticas determinantes para a <br>vitória em jogos do Final Four da Liga Nacional de Handebol Feminino de 2023. Foram analisados <br>quatro jogos da fase final desta competição. Como ações determinantes para a conquista de vitória <br>na Liga Nacional de Handebol foram: maior efetividade nos arremessos, maior número de gols de <br>contra-ataque e menor número de erros cometidos. Com estes dados é possível elaborar um <br>planejamento mais efetivo para o treinamento individual dos atletas e para um melhor <br>entendimento e execução das táticas ofensivas e defensivas das equipes.<br>Palavras-chaves: Performance, análise de desempenho, observação metodológica, esportes <br>coletivos.</p> Victor Ribeiro, Pablo Rodrigo de Oliveira Silva Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/760 Qui, 06 Fev 2025 00:00:00 -0300 ANÁLISE DAS CORRENTES FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E SOCIAIS PRESENTES NA TEORIA DA EVOLUÇÃO E DARWINISMO. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/761 <p>Este trabalho procura fazer uma pesquisa de certas ideias filosóficas do período clássico da Grécia antiga, e as compara <br>com os fundamentos filosóficos, nos quais a Teoria da Evolução se consolidou ao longo de seu desenvolvimento. O <br>primeiro foco dessa revisão buscou apresentar a questão histórica, isto é, a relevância da Revolução Científica e outros <br>eventos históricos responsáveis por proporcionar o resgate dessas ideias clássicas em teorias modernas, no caso deste <br>estudo, no Evolucionismo. São analisadas algumas correntes de cunho filosófico como o atomismo e panteísmo, além <br>das contribuições de importantes filósofos nesse contexto, como Anaximandro e Empédocles. Tal estudo também <br>buscou abranger correntes de pensamento de natureza esotérica como o gnosticismo medieval e vertentes da cabala <br>judaica. O objetivo disso, portanto, foi demonstrar a forte similaridade entre os conceitos filosóficos presentes no <br>Evolucionismo e o pensamento filosófico grego e medieval. Com isso o trabalho buscou demonstrar uma <br>homogeneidade de pensamento, ou seja, uma continuidade e preservação das mesmas ideias ao longo do tempo. A <br>relevância deste estudo a respeito do Evolucionismo se dá não só por proporcionar uma compreensão mais <br>aprofundada do mesmo, mas também por promover a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. O <br>resultado desta pesquisa demonstrou fortes indícios de relações fortes entre o pensamento grego com a filosofia <br>embutida no pensamento de Darwin que fazem parte do corpo do Evolucionismo do modo que o conhecemos hoje. A <br>natureza da seleção natural, ideia proposta por Darwin, se assemelha muito ao ente gerador da diversidade de seres <br>vivos proposto pelo panteísmo, isto é, a própria natureza em si, há também a cosmovisão de mundo presente no <br>atomismo, que pode ser encontrada na estrutura mecânica da natureza, proposta pelos cientistas naturalistas da Teoria <br>da Evolução, e a teoria de formação do homem proposta por Empédocles se assemelha muito à ideia de ancestralidade <br>comum. São esses alguns dos exemplos pelos quais buscamos relacionar a forte presença da filosofia clássica e seu <br>papel essencial na construção do pensamento evolutivo moderno.<br>Palavras-chave: evolucionismo, filosofia, natureza.</p> Gabriel Washington Rodrigues Fernandes, Fábio Marques de Oliveira, Thiago de Ávila Medeiros Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/761 Qui, 06 Fev 2025 00:00:00 -0300 DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO ESCOLAR INTEGRANDO CIÊNCIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA BÁSICA. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/762 <p>Este trabalho leva em consideração três problemáticas sociais que serviram como questões norteadoras e o incentivaram <br>em seu desenvolvimento: a primeiro é a demanda por inovações na educação impulsionada por obstáculos como <br>métodos de ensino estarem desatualizadas, a segunda é a importância do desenvolvimento do pensamento científico <br>nos alunos futuros cientistas e pesquisadores e, por último, a terceira é a importância da Filosofia da Ciência e Pedagogia <br>Básica na educação escolar. Esse trabalho, portanto, consiste na criação de um projeto de Desenvolvimento do <br>Pensamento Filosófico-Científico, denominado 4 Em Ação. Tal nome faz referência à teoria científica das “quatro causas” <br>descoberta por Aristóteles, tal teoria estabelece quatro aspectos utilizados para explicar existência e natureza dos seres <br>e fenômenos. Os objetivos principais do 4 Em Ação seriam os seguintes: aprofundar os alunos nos diversos ensinamentos <br>filosóficos responsáveis por fundamentar as teorias científicas modernas, auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades <br>de raciocínio filosófico-científico, ou seja, pensar e deduzir com coerência, formular boas hipóteses, saber como rejeitar <br>propostas incorretas, e o mais importante, saber identificar a (s) corrente (s) filosófica (s) que fundamentam determinado <br>conteúdo científico moderno. Faz parte deste projeto também instruir os alunos em técnicas pedagógicas, com o objetivo <br>de serem habilidosos em saber transmitir o conhecimento de forma coesa, precisa e eficiente. A pesquisa para a <br>construção deste projeto teve como base artigos e livros de filósofos das áreas de Ciências, História e Educação, bem <br>como de Relatórios organizações como o Currículo Nacional Britânico. O projeto 4 Em Ação é dividido em duas partes: <br>teórica e prática, cada uma contendo uma duração de aproximadamente seis meses. Na primeira os alunos aprendem as <br>teorias filosóficas e científicas, as técnicas de pesquisa e treinamentos de metodologias pedagógicas. Na segunda, com o <br>auxílio dos professores, os alunos escolhem um tema relacionado ao conhecimento científico moderno a fim de <br>desenvolverem um pequeno projeto pessoal, eles se utilizarão das técnicas e conteúdos trabalhados na parte anterior <br>(teórica). <br>Palavras-chave: científico, pedagógicos e filosóficas.</p> Gabriel Washington Rodrigues Fernandes, Fábio Marques de Oliveira, Thiago de Ávila Medeiros Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/762 Qui, 06 Fev 2025 00:00:00 -0300 EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NA MARCHA E FREEZING DE PACIENTES COM PARKINSON. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/764 <p>A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa e progressiva que acomete os núcleos da base, causando <br>os distúrbios do movimento além de outras complicações a nível sistêmico. O freezing associado a marcha é um dos <br>sintomas que menos respondem aos tratamentos convencionais, sendo um dos mais desafiadores em questão de <br>melhora. Diante desse panorama, a intervenção com eletroestimulação transcraniana surge como um método <br>promissor de estudo, através da aplicação de estímulos elétricos e pulsos magnéticos que modulam a atividade <br>cortical da área que se deseja tratar. Esta revisão integrativa teve como objetivo investigar os efeitos da <br>eletroestimulação transcraniana na marcha e freezing de pacientes com Parkinson. A busca eletrônica foi feita nas <br>bases de dados PubMed, Scielo, Google Acadêmico e PEDro. Oito estudos foram incluídos nessa revisão e todos <br>chegaram a resultados benéficos, alguns com maiores efeitos e outros com menores, mas apesar dos efeitos <br>positivos, ainda há muita heterogeneidade e inconsistência nos resultados, o que torna necessário estudos mais <br>específicos com protocolos mais demarcados.<br>Palavras-chave: parkinson, eletroestimulação transcraniana, freezing, marcha.</p> Marilia Gabrielle de Oliveira Santos, Thiago Bezerra Pereira Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/764 Qui, 06 Fev 2025 00:00:00 -0300 FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/765 <p>Odesenvolvimento deste trabalho refere-sena pesquisa do possível enriquecimento dasfeiras de ciências, classificando<br>estas como uma estratégia pedagógica que poderá influenciar positivamente a alfabetização científica. O objetivo geral <br>deste trabalho é investigar o potencial das feiras de ciências como estratégia pedagógica com a finalidade de promover<br>alfabetização científica, assim como verificarse este potencial é benéfico para suprir as dificuldades apresentadas pelos <br>alunos no ensino médio. Ademais, os objetivos específicos caracterizam-se em revisar bibliograficamente o efeito das <br>feiras de ciências; investigar e classificar as feiras científicas como um recurso que irá favorecer um ambiente propício <br>para a aprendizagem; verificar se esta estratégia pedagógica pode auxiliar positivamente o desempenho dos alunos <br>em relação ao índice de repetências e evasão escolar, e investigar o desenvolvimento do pensamento crítico e <br>científico no cotidiano/na sociedade. A investigação envolve um levantamento de fontes e documentos bibliográficos, <br>na qual destaca-se o método qualitativo, utilizando o banco de dados da plataforma de Periódicos Capes. <br>Considerando a problemática acerca das feiras científicas, quais os benefícios destas em suprir as dificuldades que os <br>alunos apresentam no ensino de ciências? Através da leitura e análise dos artigos selecionados foi possível verificar o<br>uso dasfeiras de ciências como estratégia pedagógica para favorecer o desempenho dos alunos no ensino de ciências, <br>evidenciando o enriquecimento das feiras de ciências no processo de ensino-aprendizagem.<br>Palavras-chave: feira de ciências, alfabetização científica e ensino de ciências.</p> Nayla Souza Melo da Silva , Fábio Marques de Oliveira, Thiago de Ávila Medeiros Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/765 Qui, 06 Fev 2025 00:00:00 -0300 TIKTOK: SUA INFLUÊNCIA E EFEITOS NO SISTEMA NERVOSO, BEM COMO SEU IMPACTO NEGATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/766 <p>Este trabalho busca analisar os mecanismos e efeitos que o cérebro humano sofre por exposição a grandes <br>estimuladores de dopamina, utilizando o TikTok como o objeto de estudo. Conhecido por seus vídeos curtos, de cerca <br>de 15 segundos, o TikTok combina entretenimento e socialização, permitindo interações diversas. Esses vídeos curtos <br>estimulam a liberação de dopamina, podendo levar a uma necessidade crescente desse neurotransmissor e, <br>consequentemente, à diminuição da capacidade cognitiva, memória e concentração dos usuários, prejudicando o <br>aprendizado. Foi feita uma pesquisa sobre as habilidades do sistema nervoso, com foco na característica de <br>neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de moldar, adaptar e reorganizar suas conexões neurais em resposta a <br>novas experiências. A neuroplasticidade permite que o cérebro se modifique para se ajustar a lesões e outros desafios, <br>influenciada pelos estímulos do ambiente e pelos hábitos. Entre os circuitos neurais, destaca-se o circuito de <br>recompensa, iniciado pela ativação da área tegmental ventral (ATV), um centro dopaminérgico do cérebro, que libera <br>dopamina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer. Atualmente, as redes sociais, especialmente o <br>TikTok, são grandes estimuladores de dopamina, devido à rápida sucessão de diversos conteúdos, gerando um turbilhão <br>de estímulos no cérebro dos usuários. Esta pesquisa objetiva investigar como o consumo excessivo de conteúdo do <br>TikTok impacta no sistema nervoso central e consequentemente no processo de aprendizagem, sua relevância se dá <br>pela possibilidade de identificar problemas relacionados à exposição prolongada a altos níveis de dopamina. Visando <br>fornecer uma base para a criação de estratégias educacionais que integrem descobertas da neurociência com métodos <br>de ensino para mitigar esses efeitos negativos. Para esta investigação a opinião pública teve importância na busca de <br>dados, foi realizada uma pesquisa de campo com formulário do Google, além de uma revisão de literatura buscando <br>por artigos relevantes nas plataformas SciElo, Google Acadêmico e PubMed. <br>Palavras-chave: aprendizagem, neuroplasticidade e tiktok.</p> Letícia da Silva Pereira, Fábio Marques de Oliveira, Thiago de Ávila Medeiros Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/766 Qui, 06 Fev 2025 00:00:00 -0300 UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ENPEC - ANÁLISE DA IMERSÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA CTS. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/767 <p>A imersão tecnológica no ensino de ciências tem sido cada vez mais vista como uma importante ferramenta para <br>melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Isso tem sido possível por meio de uma variedade de tecnologias que <br>mitigam o aprendizado, como jogos, realidade aumentada, simulações, robótica, entre outros. Estas tecnologias <br>permitem aos alunos explorarem o conteúdo de forma mais profunda e motivadora, desenvolvendo assim as suas <br>competências científicas. Entretanto, o uso da tecnologia em contextos educacionais não se limita ao simples uso de <br>tecnologias para explorar conteúdos, mas também deve ser considerada numa perspectiva mais ampla, como parte de <br>uma abordagem CTS. O ensino de biologia com a abordagem CTS desafia os alunos a pensar criticamente sobre as <br>consequências da aplicação de conhecimentos científicos na vida real, desenvolvendo um melhor entendimento da <br>importância da biologia para a sociedade, bem como de seus impactos sociais e ambientais. Este estudo tem como <br>objetivo investigar o panorama da pesquisa em Ensino de Biologia com enfoque da educação em ciências numa <br>perspectiva CTS (Ciência- Tecnologia- Sociedade) por meio de um mapeamento das publicações dos anais do ENPEC <br>(Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). O que passa por mostrar como a educação CTS vem sendo <br>abordada, estudada e discutida no ensino de ciências e acompanhar a imersão tecnológica como método de ensino da <br>disciplina de Biologia. Buscando atender a este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e <br>exploratória. Para a coleta de dados serão selecionados trabalhos publicados na linha temática “Alfabetização científica <br>e tecnológica, abordagens CTS/CTSA”, nas edições de 2019 e 2021 do ENPEC.<br>Palavras-chaves: educação tecnológica; educação CTS; ensino de ciências, tecnologia e sociedade (CTS).</p> Lucas Carvalho Coêlho Da Costa Ramos, Fábio Marques de Oliveira, Thiago de Ávila Medeiros Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/767 Qui, 06 Fev 2025 00:00:00 -0300 A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/768 <p>A obesidade infantil está tomando proporções alarmantes em muitos países e é um problema sério que deve ser <br>abordado. Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, a prevenção de <br>doenças não transmissíveis é considerada prioridade básica. O ambiente escolar tem importância fundamental na <br>promoção a saúde das crianças. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a impotência da educação <br>física escolar no combate a obesidade infantil. Os objetivos específicos são: descrever o problema atual de obesidade <br>infantil; apresentar um estudo sobre como as aulas de educação física podem prevenir a obesidade infantil e descrever <br>os cuidados necessários nas aulas de educação física para inclusão de crianças obesas nas atividades. As crianças com <br>obesidade ou excesso de peso estão nas escolas e os professores de educação física devem fazê-los sentir-se parte <br>desse grupo ao qual pertencem. O grande desafio é saber como adaptar um currículo padrão às necessidades do grupo <br>de classe, para que todos sejam capazes de alcançar os objetivos predeterminados sem prejudicar a integridade física <br>e psicológica de todos os membros do grupo. Dentro deste contexto não se pode deixar de apontar a importância da <br>existência de um trabalho de conscientização para o restante dos alunos como ferramenta de apoio aos alunos obesos <br>e ao próprio professor.</p> Zander Gustavo Bastos Neto , Emanuel Clemente de Oliveira , Victor Ribeiro Vieira, Pablo Rodrigo de Oliveira Silva Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/768 Seg, 10 Fev 2025 00:00:00 -0300 A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROFESSORES DE ARTES MARCIAIS https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/769 <p>As artes marciais constituem uma parte importante no mundo do esporte. Já foram demonstrados os inúmeros <br>benefícios que proporcionam, tanto para o treinamento físico do praticante, quanto para o desenvolvimento de suas <br>habilidades cognitivas. Após estudar procedimentos pedagógicos para o ensino de Artes Marciais e Esportes de <br>Combate em diferentes ambientes como escolas, clubes e academias, observou-se por meio de que a graduação em <br>Educação Física e Ciências do Esporte não proporcionava graduados com as ferramentas necessárias para capacitá-los <br>a ensinar Artes Marciais e Esportes de Combate com eficácia, e muitos desses profissionais sequer são graduados em <br>Educação Física. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é discutir a importância da formação em educação física para <br>professores de Artes Marciais e Esportes de Combate. Assim discutiu-se nesta pesquisa a importância da formação <br>acadêmica em educação física para professores de artes márcias para melhorarem sua didática e desenvolvimento das <br>aulas e dos aulos, assim como evitar lesões, As artes marciais têm sido frequentemente usadas como uma ferramenta <br>educacional para trabalhar com jovens. No entanto, para oferecer oportunidades educacionais, é importante levar em <br>consideração vários fatores críticos de sucesso, como o tipo de orientação.</p> Emanuel Clemente de Oliveira, Amanda Teixeira Borges, Pablo Rodrigo de Oliveira Silva Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/769 Seg, 10 Fev 2025 00:00:00 -0300 ADAPTAÇÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/770 <p>Na última década, houve um notável aumento na implantação de programas de treinamento de força para crianças e <br>adolescentes. O treinamento de força se mostra com importância para a saúde, condicionamento físico, além da <br>prevenção para sobrepeso, obesidade e sedentarismo em crianças e adolescentes. O objetivo deste artigo foi identificar <br>os benefícios do treinamento de força em crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão de artigos publicados que <br>abordavam os temas relacionados ao treinamento de força muscular em crianças e adolescentes. Os descritores usados <br>para a busca foram: “crianças”; “adolescentes”, “treinamento de força”; e “atividade física”. Foram incluídos, ao final <br>da análise, apenas artigos originais, contendo texto na íntegra, indexados no período entre 2014 à 2021 e que avaliaram <br>o treinamento de força em crianças e adolescentes, escritos em português. Fica evidenciado que o treinamento de força <br>permitirá às crianças um aumento positivo no desenvolvimento da força, bem como os benefícios no aumento da <br>densidade óssea. Este meio de treinamento pode ser seguro e eficaz nessas idades, porque ele projeta melhor o <br>treinamento em crianças e adolescentes sob os princípios básicos do treinamento que envolvem a intensidade e o <br>volume do treinamento (número de séries por exercício, número de repetições por série, resistência levantada, tipos <br>de exercícios realizados). A presente pesquisa permite que treinadores e professores de educação física saibam que são <br>muitos os benefícios que o desenvolvimento da força em idade precoce contempla, principalmente ela é evidenciada a <br>nível físico e esportivo.</p> Zander Gustavo Bastos Neto, Amanda Teixeira Borges, Romulo Siqueira dos Santos, Pablo Rodrigo de Oliveira Silva Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/770 Seg, 10 Fev 2025 00:00:00 -0300 MICROBIOTA INTESTINAL, INFLAMAÇÃO E SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/771 <p>Este trabalho apresenta uma revisão narrativa sobre a relação entre a microbiota intestinal, inflamação e saúde <br>mental, explorando as evidências científicas mais recentes sobre o impacto da disbiose intestinal no desenvolvimento <br>e funcionamento do sistema nervoso central. O objetivo principal foi sintetizar as evidências da correlação entre o <br>desequilíbrio da microbiota humana e diferentes distúrbios neurológicos, com foco nos transtornos <br>neuropsiquiátricos, processos inflamatórios e potenciais abordagens terapêuticas. A metodologia baseou-se em uma <br>busca sistemática na base de dados PubMed, utilizando termos relacionados à disbiose, inflamação e saúde mental, <br>considerando publicações dos últimos dez anos. Após análise, 24 artigos foram selecionados por sua relevância para <br>o tema. Os resultados indicam que a microbiota intestinal influencia diretamente o eixo intestino-cérebro, sendo <br>determinante na regulação da neurogênese, mielinização e resposta imune, além de desempenhar um papel essencial <br>na maturação microglial. A disbiose intestinal foi associada a transtornos como autismo, esquizofrenia, TDAH, <br>depressão e ansiedade, além de contribuir para a neuroinflamação e comprometimento da barreira hematoencefálica. <br>Estudos apontam que intervenções dietéticas e o uso de probióticos podem auxiliar na regulação da microbiota, <br>reduzindo inflamações sistêmicas e atenuando sintomas psiquiátricos. Conclui-se que o equilíbrio da microbiota <br>intestinal é um fator essencial para a saúde mental e neurológica, e sua modulação pode representar uma estratégia <br>promissora para a prevenção e tratamento de transtornos neuropsiquiátricos. No entanto, mais pesquisas são <br>necessárias para aprofundar os mecanismos envolvidos e viabilizar terapias mais eficazes.<br>Palavras-chaves: Nutrição, microbiota humana, distúrbios neurológicos, transtornos neuropsiquiátricos, processos <br>inflamatórios e abordagens terapêuticas.</p> Amanda Sanseara Gomes Prado Honorato, Saul Apolinario de Sousa Nascimento, Ivan Silva Machado Junior, Leonardo Crysostomo dos Santos , Emerson Moreira Reis Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/771 Qui, 20 Fev 2025 00:00:00 -0300