https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/issue/feed Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José 2024-02-29T14:27:35-03:00 Armando Hayassy diretorgeraldeensino@saojose.br Open Journal Systems <div>Ciência Atual uma revista científica multidisciplinar, eletrônica, de periodicidade semestral, editada pelo Centro Univeritário São José, como resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores de diversas áreas do saber científico, que atuam com vasta experiência na graduação e pós-graduação.</div><div>-</div><div>Tem como missão fomentar a produção e a disseminação de conhecimento, servindo como veículo de educação continuada e permanente, constituindo os avanços científicos e tecnológicos, nas diversas áreas, possibilitando o intercâmbio entre academia, trabalho e movimentos sociais organizados. A Ciência Atual está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, contando com o suporte de uma equipe de pesquisadores, de renomada experiência acadêmica e profissional, que compõem o Comitê Científico.</div><div>-</div><div>A Ciência Atual objetiva as melhores práticas editoriais de revistas científicas no Brasil, a partir de definições expostas na Política Editorial. Este processo é sistematicamente seguido pelo Conselho Editorial, pois a revista opera sobre a plataforma Open Journal System (OJS), mais conhecida na comunidade científica brasileira como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER.</div> https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/653 Desafios e Impactos Jurídicos na Prática de Cambistas em Eventos Musicais no Brasil 2024-02-29T14:27:35-03:00 Luana Farias Costa Lima hayassy@saojose.br Irineu Carvalho de Oliveira Soares hayassy@saojose.br Solano Antonius de Sousa Santos hayassy@saojose.br <p>O presente artigo explora os desafios e impactos jurídicos da prática de cambistas em eventos musicais no Brasil. Será<br>analisado como a revenda não autorizada de ingressos afeta os consumidores, levando em consideração as medidas<br>legais que foram implementadas com o objetivo de combater essa ocorrência. Será considerado à medida que a<br>tecnologia e a economia continuam a evoluir progressivamente, e sendo assim, compreendendo os aspectos legais<br>relacionados ao “cambismo” que se apresentam como forma fundamental para a preservação dos direitos dos<br>consumidores e a integridade da indústria do entretenimento no país.<br>PALAVRAS-CHAVE: cambismo, consumidores e legalidade.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/651 O CIRURGIÃO DENTISTA ATUANDO NO EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS PRIVADAS 2024-02-28T17:49:19-03:00 Cássia dos Santos Ramos hayassy@saojose.br Izabelle Toledo do Nascimento hayassy@saojose.br Rosa Maria Jardim Rodrigues hayassy@saojose.br <p>Para Schumpeter, o empreendedor possui a responsabilidade pela realização de novas combinações. O <br>empreendedorismo tem o significado de ter a competência de executar, detectar complicações, resolver uma <br>dificuldade ou situação complexa, essa palavra é usada no campo empresarial e constantemente está relacionada com <br>a criação de empresas ou produtos novos. Empreender não é somente começar um negócio é necessário assumir uma <br>gestão que aumente as chances de sucesso. A gestão é a ação que tem como início essencial estimular a colaboração, <br>incentivar a independência e a sensatez dos funcionários. Na odontologia, empreender é abrir um negócio particular <br>para prestar atendimento focando em uma única especialidade da odontologia, ou disponibilizando diversos tipos de <br>tratamentos e serviços no mesmo estabelecimento, como acontece com as clínicas odontológicas, não é uma área de <br>desempenho sozinho. É de extrema importância uma boa equipe para colaborar com a gestão e o atendimento da <br>clínica e executar o planejamento e a estruturação das bases dela para escolher os profissionais que se alinhem com o <br>sistema de trabalho que você quer adotar. No presente trabalho o objetivo geral proposto foi pesquisar uma nova visão <br>do mercado de trabalho para os estudantes do curso de odontologia. Apresentando condutas para os graduandos do <br>curso de odontologia que o cirurgião dentista é capaz de promover a gestão da sua clínica odontológica privada e, além <br>disso, demonstrar maneiras para que se venha ter uma excelente administração, gestão de marketing e principalmente <br>fidelização dos pacientes, buscando sucesso em sua carreira profissional.<br>Palavras-chave: Empreendedorismo, Gestão, Clínica privada.</p> 2024-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/649 LEI DOS CUIDADOS INVERSOS E O ACESSO À SAÚDE BUCAL PELA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL 2024-02-27T15:53:47-03:00 Paulo André de Almeida Junior hayassy@saojose.br Beatriz Pereira Maia hayassy@saojose.br <p>A Política Nacional de Saúde Bucal, lançada em 2004, é a maior política pública de saúde bucal do mundo. Além da<br>proposta de expansão e criação de novos serviços odontológicos, a política reorientou o modelo assistencial e segue<br>em busca do enfrentamento das iniquidades e da ampliação do acesso para populações em situação de vulnerabilidade<br>social, fortalecida por progressivas articulações transversais interministeriais. Este trabalho objetiva sensibilizar<br>profissionais acerca da Lei dos Cuidados Inversos e o acesso à saúde bucal pela população em situação de<br>vulnerabilidade social. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, baseada em artigos científicos de 2016 a 2023<br>e documentos do Ministério da Saúde. As plataformas utilizadas na busca foram Scielo, Bireme e Google Acadêmico.<br>Como a saúde bucal está inserida nas políticas do SUS e parte da população brasileira vive em situações de necessidades<br>sociais extremas e de vulnerabilidade, existe a necessidade de reflexão acerca dos determinantes sociais em saúde e o<br>seu possível impacto no acesso à assistência odontológica e na saúde bucal das pessoas. A “Lei dos Cuidados Inversos”<br>alerta para a hipótese de que o acesso não contempla adequadamente a população em situação de maior<br>vulnerabilidade e sim favorece aqueles em melhores condições sociais e econômicas, desconsiderando a equidade, uma<br>das diretrizes do SUS, fomentando ainda mais a desigualdade. Como exemplo, o Município do Rio de Janeiro ampliou a<br>cobertura de Saúde da Família de 3% para 70% de 2008 a 2016, com ampliação das equipes de saúde bucal, de 74 para<br>423. Apesar disso, apenas 2 dos 5 bairros com os piores Índices de Desenvolvimento Social do município possuem<br>unidades de saúde em seus territórios. Conclui-se que existe a necessidade de uma maior equidade, em relação ao<br>acesso em saúde bucal, considerando as vulnerabilidades locais.<br>Palavras-chave: Vulnerabilidade social. Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde. Saúde Bucal.</p> 2024-02-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/646 CATÁSTROFE: A BATALHA DE STALINGRADO E SEUS DESTAQUES PARA O CURSO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 2024-02-22T15:07:12-03:00 João Marcos Passos dos Santos hayassy@saojose.br Beatriz Pereira da Silva hayassy@saojose.br Victor Ramos da Silva hayassy@saojose.br <p>A temática em questão é resultado de uma pesquisa que volta sua atenção para a representação e relevância que se <br>resumiu na participação da mulher durante a Batalha de Stalingrado. Um conflito considerado por inúmeras fontes <br>como uma das mais sangrentas durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de combustível para a reviravolta Aliada sob <br>a Alemanha Nazista. Em virtude disso, apresentaremos o quão vital foi a presença da mulher que durante toda a guerra, <br>recebe mais destaque nessa batalha, assim como evidenciar quais foram as incumbências recebidas e contribuições que <br>favoreceram na vitória do Exército Vermelho no Teatro das Operações.<br>PALAVRAS-CHAVE: Segunda Guerra Mundial; Mulher; URSS; Stalingrado</p> 2024-02-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/643 MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR INESPECÍFICA – UMA REVISÃO INTEGRATIVA 2024-02-19T12:01:26-03:00 Kelen Oliveira Dias hayassy@saojose.br Eloah Raposo Medeiros hayassy@saojose.br Ivan Silva Machado Junior hayassy@saojose.br Leonardo Chrysostomo Dos Santos hayassy@saojose.br <p>Dor lombar (DL) é um dos problemas de saúde mais comuns em adultos, sendo definida como dor e desconforto <br>localizados abaixo do rebordo costal e acima da linha glútea superior, com ou sem dor referida no membro inferior, <br>considerada crônica se persistir por mais de três meses. A dor lombar crônica inespecífica (DLCI) é um problema de <br>saúde comum que é considerado um distúrbio multifatorial. A prevalência média de dor lombar ao longo da vida é de <br>39% em adultos e é um dos maiores contribuintes para a incapacidade. O método Pilates é uma técnica criada para <br>desenvolver além do condicionamento físico a mente, equilíbrio, flexibilidade e força, tendo como objetivo principal a <br>contração do abdome. O Método de Pilates, é baseado em programas de treino de estabilização central, para ajudar o <br>indivíduo a obter ganhos de força, controlo neuromuscular, potência e resistência muscular, com o objetivo de facilitar <br>a ação muscular e equilibrar toda a cadeia cinética. Dessa forma, o objetivo deste estudo é identificar os efeitos do <br>método Pilates em pacientes com DLCI. O trabalho foi uma revisão integrativa de literatura que se valeu da utilização <br>das ferramentas dos buscadores Google Acadêmico, PubMed e Scielo, utilizando para tal os seguintes descritores: <br>“Método Pilates”, “Dor Lombar Inespecífica”, “Dor Lombar”, “Dor”, “Dor Lombar Crônica” e suas versões em inglês. A <br>busca resultou em 67 artigos, que de acordo com os critérios de exclusão foram utilizados 14 artigos que atenderam os <br>critérios de elegibilidade. Em análise, o método Pilates mostra resultados eficientes para o tratamento da DLCI, <br>promovendo um realinhamento da coluna vertebral fortalecendo a musculatura da região lombo pélvica, além da <br>redução da dor e incapacidade, refletindo assim na melhora da qualidade de vida.<br>Palavras-chave: método Pilates, dor Lombar, dor lombar não específica.</p> 2024-02-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/638 ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE DORESOSTEOMUSCULARES EM TRABALHADORES ADMINISTRATIVOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL 2024-01-10T15:09:38-03:00 Paulo César Rodrigues Santos coord_odo@saojose.br Ramon da Silva Brandão coord_odo@saojose.br Talita Santana Rino coord_odo@saojose.br João Marcos Goulart Esteves coord_odo@saojose.br João Elias Paes da Silva coord_odo@saojose.br Charles Müller Soares de Carvalho coord_odo@saojose.br Caio Fernandes Lacerda Simeão coord_odo@saojose.br Caio Phelipe Gonçalves Marinho coord_odo@saojose.br Prof. Dr. Frederico Augusto Vieira de Castro coord_odo@saojose.br Prof. Me. Vera Regina Pessanha de Freitas coord_odo@saojose.br <p>Introdução: No decorrer do século XX, com o crescimento industrial, os trabalhadores eram submetidos a<br>condições de trabalho inapropriadas, jornadas exaustivas, baixa remuneração e estresse intenso. Diante<br>deste cenário, tornou-se cada vez mais evidente a ocorrência de diversas comorbidades relacionadas ao<br>trabalho, dando origem a diversas ações trabalhistas e reivindicações por melhores condições de trabalho.<br>Objetivos: Estudar a prevalência de dores osteomusculares e desenvolver um Programa de Ginástica Laboral<br>que atenda de forma eficaz às necessidades identificadas por meio das ferramentas de coleta de dados, com<br>o intuito de aprimorar as condições de trabalho e promover um melhor desempenho funcional no setor<br>administrativo do Centro Universitário São José, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Metodologia:<br>Estudo de campo experimental, descritivo-analítico, qualitativo e quantitativo com coleta de retrospectiva<br>de dados e avaliação transversal dos funcionários por meio de entrevista individual com aplicação de<br>questionários validados: Nórdico de Sintomas Osteomusculares, Escala de Fadiga de Chalder e Escala Visual<br>Analógica. Resultados e Discussão: Após a intervenção com a Ginástica Laboral, 50%(15) dos indivíduos<br>relataram não sentir dor, tendo havido relatos de ausência de dor em 26,7% (8) dos indivíduos que<br>apresentavam dor na avaliação inicial. Ainda apresentavam dor 50% (15) dos indivíduos, sendo observado<br>uma redução de queixas álgicas e relatos de intensidade dolorosa. Considerações Finais: Constatou-se a<br>necessidade de uma Avaliação Ergonômica do Trabalho para se detectar perigos e riscos no ambiente de<br>trabalho, que segundo a pesquisa levam os funcionários a apresentarem dores osteomusculares de<br>intensidade moderada e intensa.<br>Palavras-chaves: Dor Osteomuscular, Ginástica Laboral e Fisioterapia do Trabalho.</p> 2024-01-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/652 Tecnologias Assistivas (TA) nas Instituições de Ensino Superior- IES: Utilização de Recursos Ancorados nas Múltiplas Necessidades dos Discentes 2024-02-29T14:22:22-03:00 Roseli Gabriel hayassy@saojose.br Luciana Soares Chagas hayassy@saojose.br Marlen Maria Cabral Ramalho hayassy@saojose.br <p>As IES – Instituições de Ensino Superior tem servido como indicadores de qualidade de recursos, bem como, um locus<br>de utilização de recursos e serviços em prol de atender as pessoas com deficiência e outros problemas a partir da <br>Tecnologia Assistiva (TA). Nesse contexto, observa-se que a evolução tecnológica está refletida no alto número de <br>pessoas que convivem com inúmeros problemas, inclusive o de mobilidade. Atuamos para que as Tecnologias Assistivas <br>se efetivem no acesso ao conhecimento de suas deficiências, no domínio e no uso funcional dos recursos e serviços para <br>trato individual de cada problema, de forma que, os docentes garantam o direito de seus discentes à educação e à <br>qualidade da inclusão escolar e social. A TA é uma área do conhecimento que possui características interdisciplinares, <br>ou seja, que utiliza o corpo de conhecimento construído em diferentes áreas, objetivando a promoção da autonomia <br>da criança, do jovem e do adulto inseridos em diferentes contextos. O cotidiano das pessoas com deficiência inclui o <br>uso de diferentes recursos de Tecnologia Assistiva, que objetivam seu desenvolvimento físico e intelectual, promovendo <br>de formas direta e indireta sua qualidade de vida, tendo em vista que, a sociedade ainda condiciona as pessoas com <br>deficiências com foco em suas dificuldades e não, em suas potencialidades devido às suas limitações, não oportunizando <br>suas verdadeiras habilidades e competências. Cada aluno deve ser tratado, no ambiente universitário, com respeito às <br>suas limitações e com possibilidades de melhorar seu desempenho, através do uso de tecnologias que maximizem suas <br>habilidades e minimizem seus distúrbios, síndromes ou deficiências. <br>Palavras-Chave: Tecnologias Assistivas. Instituições de Ensino Superior. Deficiências. Distúrbios.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/650 NEUROCIÊNCIA DAS CORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2024-02-27T17:39:36-03:00 Victor Ramos hayassy@saojose.br Maria Eduarda Fraga da Conceição hayassy@saojose.br <p>A interseção entre cores, pedagogia e neurociência é um campo inovador que busca aprimorar o processo de ensinoaprendizagem. Compreender as nuances dessa relação tem implicações profundas na concepção de ambientes <br>educacionais, materiais didáticos e promoção de uma aprendizagem eficaz e inclusiva. A pedagogia das cores vai além <br>da estética, adentrando a essência da psicologia da aprendizagem. A seleção cuidadosa de paletas cromáticas pode <br>evocar emoções, estimular a concentração e facilitar a retenção de informações. As cores se tornam ferramentas <br>poderosas para criar ambientes propícios ao desenvolvimento intelectual e emocional. A neurociência oferece uma <br>base científica sólida para compreender como o cérebro humano responde às cores. Estudos indicam que diferentes <br>comprimentos de onda luminosa afetam áreas específicas do cérebro, influenciando humor, atenção e desempenho <br>cognitivo. A neurociência das cores busca decifrar essas respostas neurais, proporcionando insights para otimizar <br>ambientes educacionais. Ao considerar a individualidade dos alunos, personalizar o ambiente educacional com base em <br>suas preferências pode melhorar significativamente o engajamento e a eficácia do aprendizado. A neurociência das <br>cores, ao compreender variações individuais na percepção e resposta cromática, contribui para uma educação mais<br>inclusiva e adaptada às necessidades específicas de cada aluno. A aplicação prática desse conhecimento começa na <br>formação de professores, capacitando-os a integrar estratégias cromáticas em suas práticas pedagógicas. O ambiente <br>da sala de aula, materiais didáticos e apresentação visual das informações podem ser otimizados alinhando-se às <br>melhores práticas identificadas pela pedagogia e neurociência das cores. A importância das cores na pedagogia e <br>neurociência reside na capacidade de transformar o ambiente educacional em um facilitador ativo do aprendizado. A <br>utilização consciente das cores não apenas cria espaços visualmente agradáveis, mas também impacta positivamente o <br>bem-estar emocional e o desempenho cognitivo dos alunos. Esse avanço representa uma busca por métodos <br>pedagógicos eficazes, personalizados e alinhados às complexidades do funcionamento cerebral.<br>Palavras chave: Aprendizagem. Pedagogia. Neurociência.</p> 2024-02-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/648 COMPLICAÇÕES BIOLÓGICAS PERIIMPLANTARES 2024-02-22T15:36:29-03:00 Gabriela dos Santos Almeida hayassy@saojose.br Victoria Verneck de Gouveia Araújo hayassy@saojose.br Rosa Maria Jardim Rodrigues hayassy@saojose.br <p>Este presente artigo aborda as principais complicações biológicas e mecânicas na Implantodontia antes e depois da <br>instalação. As complicações podem ser pelo excesso de cimento, problema na retenção da prótese, falha implantar, <br>implantes com posição e angulação desfavoráveis, dor após a instalação, sobrecarga oclusal nos implantes, danos ao <br>hexágono externo do implante e as biológicas como Mucosite ou periodontite peri-implantar. Nos últimos 10 anos foi <br>constatado que a taxa de insucesso é muito baixa e os casos que não dão certos são ligados às complicações biológicas <br>e técnicas do implante. Este trabalho é uma revisão de literatura, onde tem como objetivo abordar as possíveis <br>complicações biológicas e mecânicas peri-implantares nos últimos 10 anos.<br>Palavras-chave: Osseointegração, Complicações, Periimplantite.</p> 2024-02-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/645 O DIREITO EDUCACIONAL BRASILEIRO: FUNDAMENTOS E DESAFIOS 2024-02-20T08:57:56-03:00 Laís Lopes da Silva hayassy@saojose.br Prof. Me. Victor Ramos da Silva hayassy@saojose.br <p>A educação é considerada um direito fundamental devido ao seu papel crucial no <br />desenvolvimento humano, no fortalecimento das sociedades e na promoção da igualdade e <br />justiça. Nesse sentido, são objetivos do presente trabalho entender como a educação<br />funciona à luz da legislação brasileira e na prática pedagógica adotada pelas escolas do país;<br />desvendar como a educação pode ser justa e adequada de modo a contribuir para a promoção da <br />igualdade de oportunidades e ao identificar as necessidades específicas dos alunos; questionar se<br />uma educação verdadeiramente justa seria capaz de ajudar a direcionar recursos e apoio para<br />aqueles que enfrentam desafios de aprendizagem; sindicar se um novo olhar para a educação<br />seria capaz de reduzir as disparidades educacionais e tornar o ambiente escolar mais <br />humanizado. Uma análise cuidadosa de dados coletados e as ponderações trazidas aqui refletem<br />as inquietações no que diz respeito ao direito educacional brasileiro com seus fundamentos e <br />desafios para o processo de ensino-aprendizagem.<br />Palavras-chave: educação, legislação, prática pedagógica.</p> 2024-02-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/639 AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE PRÓTESES DENTÁRIAS REMOVÍVEIS PARA RECOGNIÇÃO POST-MORTEM EM CADÁVERES CARBONIZADOS 2024-01-10T15:17:47-03:00 Marcelle da Silva Pinto Martins coord_odo@saojose.br Gabriela dos Santos Almeida coord_odo@saojose.br Luiz Otávio R. Garcia coord_odo@saojose.br <p>Segundo dados obtidos no SB Brasil (2010), cerca de 63% dos indivíduos, na faixa etária entre 65 e 74 anos, fazem uso<br>de prótese total superior. Esquadrinhando a extensa taxa de uso de prótese dentária no Brasil, ressalta a necessidade<br>de individualização desse objeto reabilitador, principalmente em situações forenses onde indivíduos são encontrados<br>com ampla destruição dos tecidos moles, fazendo com que a população edêntula simbolize um desafio no<br>reconhecimento post-mortem. Diante dessa problemática, o presente trabalho visa comparar métodos de marcação de<br>próteses totais, assim como a resistência a altas temperaturas dos materiais odontológicos utilizados na confecção<br>delas, com o intuito de avaliar sua eficácia na identificação post-mortem, em cadáveres que sofreram com processos<br>de conflagração. Foram utilizadas como metodologia a revisão de literatura e pesquisa descritiva, baseada em<br>documentos oficiais do Ministério da Saúde e em artigos científicos pesquisados na base de dados das plataformas<br>Scielo, Google Acadêmico e Pubmed. O objetivo do presente trabalho é listar os grupos de métodos e suas respectivas<br>técnicas para auxiliar na identificação dos cadáveres. No entanto, conclui-se que, apesar da variedade de métodos de<br>marcação disponíveis, é crucial encontrar um equilíbrio entre custo-benefício e resistência a agressões como fogo, sem<br>comprometer a segurança e integridade do paciente em seu uso diário.<br>Palavras-chave: identificação; prótese dentária; Odontologia legal.</p> 2024-01-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José