https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/issue/feedCiência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José2024-11-06T13:27:34-03:00Armando Hayassydiretorgeraldeensino@saojose.brOpen Journal Systems<div>Ciência Atual uma revista científica multidisciplinar, eletrônica, de periodicidade semestral, editada pelo Centro Univeritário São José, como resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores de diversas áreas do saber científico, que atuam com vasta experiência na graduação e pós-graduação.</div><div>-</div><div>Tem como missão fomentar a produção e a disseminação de conhecimento, servindo como veículo de educação continuada e permanente, constituindo os avanços científicos e tecnológicos, nas diversas áreas, possibilitando o intercâmbio entre academia, trabalho e movimentos sociais organizados. A Ciência Atual está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, contando com o suporte de uma equipe de pesquisadores, de renomada experiência acadêmica e profissional, que compõem o Comitê Científico.</div><div>-</div><div>A Ciência Atual objetiva as melhores práticas editoriais de revistas científicas no Brasil, a partir de definições expostas na Política Editorial. Este processo é sistematicamente seguido pelo Conselho Editorial, pois a revista opera sobre a plataforma Open Journal System (OJS), mais conhecida na comunidade científica brasileira como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER.</div>https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/703REPROGRAMAÇÃO CELULAR PARA OBTENÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO PLURIPOTENTES INDUZIDAS E SUA APLICAÇÃO NA HERANÇA GENÉTICA2024-08-22T15:15:50-03:00Rhuan Carlos Coelho Guimarãeshayassy@saojose.brLuã Cardoso de Oliveirahayassy@saojose.br<p>Há alguns anos, em 2006 Yamanaka e colaboradores identificaram células com grande potencial para expressão gênica, <br>semelhantes a células troncos embrionárias que poderiam ser geradas in vitro. A terapia genética entre suas <br>possibilidades, possui a capacidade de melhorar ou auxiliar geneticamente o indivíduo por meio de correções de genes <br>alterados, que tenham como objetivo o tratamento terapêutico visando melhores condições. Esse trabalho tem como <br>objetivo revisar e descrever como as células de pluripotência induzida podem contribuir na herança genética. Para a <br>revisão foram utilizadas as bases de dados Scielo, Clinical trials e Pubmed com os descritores: induced pluripotente stem <br>cell, cell reprogramming, genetic inheritance e gene editing. Foi utilizado o filtro entre os anos de 2018 e 2024. O avanço <br>das técnicas de edição de gene tornou possível as alterações no genoma das células, o que permitiu a correção de <br>mutações herdadas em pacientes com doenças monogénicas. Com o potencial uso de IPSC na medicina regenerativa, <br>para substituir, auxiliar tecidos danificados e ativar processos regenerativos endógenos, pode ser considerar uma <br>promissora aplicação para superar tais problemas. Na abordagem da modelagem de doenças genéticas hereditárias, <br>todo tipo de célula obtida poderá ser utilizado para a reprogramação celular, devido conter as mutações causadoras de <br>doenças. Entretanto, será escolhida a célula principalmente pela disponibilidade e cultivo do tecido. Na abordagem de <br>doenças ocasionadas por mutações em células somáticas e na linhagem não, o tipo de célula utilizado para a <br>reprogramação é a célula de origem da doença e suas descendentes. Com base nas informações desenvolvidas ao longo <br>do trabalho, pôde-se concluir que o avanço das tecnologias que possibilitam o tratamento é de grande valia para a <br>população e pode ser utilizada para o auxílio de condições que antes eram vistas como incuráveis por exemplo, <br>distúrbios genéticos e doenças hereditárias.<br>Palavras-chave: célula tronco pluripotentes induzida, reprogramação celular e herança genética.</p>2024-08-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/704A UTILIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS FORENSES E SUA IMPORTÂNCIA EM OUTROS PANORAMAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NACIONAL2024-08-22T16:03:33-03:00Nayla Souza Melo da Silvahayassy@saojose.brLuã Cardoso de Oliveirahayassy@saojose.br<p>A ciência forense é um conjunto de métodos científicos utilizados para estudar e analisar eventos delituosos que fazem <br>parte de investigações relacionadas ao âmbito jurídico. O perito forense é profissional que tem autoridade durante as <br>investigações e, portanto, deve estar ciente dos princípios éticos e legislação. Os termos “ciência forense” no singular<br>e “ciências forenses” no plural apresentam diferenças na abordagem. Em outras palavras, o termo singular está <br>relacionado aos mecanismos do panorama da criminalística, já o termo no plural, está relacionado a variados métodos <br>e panoramas, não restrito apenas à criminalística. Este trabalho tem o objetivo de revisar e analisar sistematicamente <br>os principais segmentos das ciências forenses, além de destacar a importância da sua utilização em outros panoramas. <br>A investigação foi realizada por meio de uma revisão sistemática, com método qualitativo e quantitativo, acerca da <br>busca e análise de obras bibliográficas. A investigação foi realizada na pesquisa avançada da plataforma do Google <br>Acadêmico, onde foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “ciência forense”, “antropologia”, “criminalística”, <br>“entomologia”, “genética” e “toxicologia” e foram selecionados os artigos obtidos em português do Brasil. Emseguida,<br>foi aplicado filtros e foram analisados osresumos para identificar aqueles que abordavam a temática sobre as ciências <br>forenses em outros panoramas, dando sequência aos resultados nesta investigação. Ademais, foi possível evidenciar <br>a importância da utilização das ciências forenses em outros panoramas.<br>Palavras-chave: ciências forenses, genética forense e entomologia forense.</p>2024-08-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/705RELAÇÃO ENTRE A FREQUÊNCIA O COMPRIMENTO DAS BRAÇADAS DOS MEDALHISTAS DAS OLIMPÍADAS DE LONDRES, RIO E TÓQUIO NOS 50 METROS NADO LIVRE2024-08-27T15:09:31-03:00Matheus Dantas dos Santoscoord_odo@saojose.brPaulo Gil Sallescoord_odo@saojose.br<p>A frequência de braçadas, que corresponde ao número de ciclos de braçadas que o nadador realiza por minuto e o<br>comprimento da braçada, que corresponde à distância que o nadador percorre durante um ciclo de braçada, são dois<br>parâmetros biomecânicos muito utilizados por treinadores para avaliar o desempenho dos nadadores. O objetivo<br>desse artigo é verificar a relação entre o comprimento e a frequência da braçada dos nadadores campeões nas 3<br>últimas olimpíadas e através da comparação desses parâmetros, procurar identificar se existe uma relação que permita<br>uma melhor performance do atleta. Para tal, foram analisados os vídeos das finais olímpicas dos 50 metros nado livre<br>de Londres - 2012, Rio de Janeiro - 2016 e Tóquio - 2021 e identificadas as velocidades médias, os tempos gasto nas<br>provas, as frequências e comprimentos das braçadas dos vencedores. O comprimento da braçada dos nadadores<br>analisados foi de 333 cm em 2012, de 300 cm em 2016 e 273 cm em 2021, e a frequência de braçadas foi de 60,6 ciclos<br>por minuto em Londres, de 67,4 ciclos por minuto no Rio de Janeiro e de 75,9 ciclos por minuto em Tóquio. Através<br>desses resultados, é possível concluir que as performances dos campeões olímpicos foram conseguidas principalmente<br>através da grande velocidade segmentar dos membros superiores, que possibilita aumento na velocidade de<br>deslocamento do nadador, apesar de alguma redução na distância percorrida por cada um dos movimentos desses<br>segmentos. Portanto, para ótimas performances nas provas de 50 m nado livre, é necessário aumentar a frequência de<br>braçadas, porém, sem que a inevitável redução no comprimento do ciclo de braçadas seja demasiada, a ponto de<br>prejudicar a velocidade do nado.</p>2024-08-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/708TOXICIDADE DO PARABENO EM FILTRO SOLAR: POTENCIAIS RISCOS E ALTERNATIVAS2024-08-27T15:29:28-03:00Andre Luiz de Freitas Silvacoord_odo@saojose.brWaino Guedes da Silvacoord_odo@saojose.brJôse Maria Leite da Silvacoord_odo@saojose.br<p>O uso de cosméticos naturais tem se destacado como uma alternativa eficaz na prevenção e tratamento do melasma, que são manchas escuras na pele caracterizadas por condições dermatológicas comumente observada em mulheres férteis. O estudo ressalta que a crescente demanda por produtos naturais e orgânicos é impulsionada pela conscientização dos consumidores sobre as ameaças impostas pelos agentes químicos sintéticos, bem como pelo desejo de soluções mais sustentáveis e seguras. Para atender essa nova tendência, ingredientes como Ginkgo biloba, própolis e extratos vegetais (como o aloe vera e chá verde) são apresentados com grande potencial graças às suas expressivas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fotoprotetoras. Este trabalho tem como objetivo investigar a eficácia dos fotoprotetores naturais na prevenção e tratamento do melasma Apesar de enfrentar desafios como serem percebidos como menos eficazes do que produtos sintéticos e terem custos de produção mais altos descobriu-se que os ingredientes naturais do protetor solar oferecem proteção significativa contra danos da radiação UV. Além disso, combiná-los com filtros químicos pode aumentar sua eficácia. Dessa forma, conclui-se que os protetores solares naturais não apenas representam uma alternativa eficaz para o tratamento do melasma, mas também contribuem para a sustentabilidade ambiental e promovem um estilo de vida mais saudável. Mais investimentos em pesquisa e o desenvolvimento de formulações mais acessíveis são essenciais para aumentar a aceitação e o uso desses produtos.</p>2024-08-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/707FOTOPROTETORES NATURAIS: UMA ALTERNATIVA EFICAZ NA PREVENÇÃO DO MELASMA2024-08-27T15:22:55-03:00Andre Luiz de Freitas Silva coord_odo@saojose.brWaino Guedes da Silvacoord_odo@saojose.brJôse Maria Leite da Silvacoord_odo@saojose.br<p>O uso de cosméticos naturais tem se destacado como uma alternativa eficaz na prevenção e tratamento do melasma, que são manchas escuras na pele caracterizadas por condições dermatológicas comumente observada em mulheres férteis. O estudo ressalta que a crescente demanda por produtos naturais e orgânicos é impulsionada pela conscientização dos consumidores sobre as ameaças impostas pelos agentes químicos sintéticos, bem como pelo desejo de soluções mais sustentáveis e seguras. Para atender essa nova tendência, ingredientes como Ginkgo biloba, própolis e extratos vegetais (como o aloe vera e chá verde) são apresentados com grande potencial graças às suas expressivas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fotoprotetoras. Este trabalho tem como objetivo investigar a eficácia dos fotoprotetores naturais na prevenção e tratamento do melasma Apesar de enfrentar desafios como serem percebidos como menos eficazes do que produtos sintéticos e terem custos de produção mais altos descobriu-se que os ingredientes naturais do protetor solar oferecem proteção significativa contra danos da radiação UV. Além disso, combiná-los com filtros químicos pode aumentar sua eficácia. Dessa forma, conclui-se que os protetores solares naturais não apenas representam uma alternativa eficaz para o tratamento do melasma, mas também contribuem para a sustentabilidade ambiental e promovem um estilo de vida mais saudável. Mais investimentos em pesquisa e o desenvolvimento de formulações mais acessíveis são essenciais para aumentar a aceitação e o uso desses produtos.</p>2024-08-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/706A INFLUÊNCIA DOS COSMÉTICOS NATURAIS E ORGÂNICOS NA SAÚDE DA PELE: BENEFÍCIOS E DESAFIOS2024-08-27T15:15:33-03:00Andre Luiz de Freitas Silva coord_odo@saojose.brWaino Guedes da Silvacoord_odo@saojose.brJôse Maria Leite da Silvacoord_odo@saojose.br<p>Este trabalho explora a influência dos cosméticos naturais e orgânicos na saúde da pele, destacando seus benefícios e<br>desafios. Inicialmente, é discutida a história dos cosméticos naturais, desde as civilizações antigas até o ressurgimento<br>moderno impulsionado por uma maior conscientização sobre saúde e sustentabilidade. Em seguida, são abordados os<br>benefícios dos cosméticos naturais, como propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, e a redução do<br>risco de exposição a substâncias químicas nocivas. Os desafios enfrentados pela indústria, incluindo a falta de<br>regulamentação padronizada, os custos elevados de produção e as questões de preservação e estabilidade, são<br>detalhados. A comparação com cosméticos convencionais revela tanto vantagens quanto limitações dos produtos<br>naturais. As tendências futuras são exploradas, destacando inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e a<br>personalização de produtos. Exemplos de marcas de sucesso ilustram como a combinação de eficácia, sustentabilidade<br>e inovação pode levar ao crescimento no mercado de cosméticos naturais. Finalmente, são sugeridas áreas para<br>pesquisas futuras para continuar a evolução deste campo.</p>2024-08-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/709PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE MORCEGOS COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ2024-09-02T12:01:56-03:00Rebecca Rayra da Cunha Pimentacoord_odo@saojose.brGerson Gabriel Sobral Vasquescoord_odo@saojose.brDhavi Cabada dos Santoscoord_odo@saojose.brLuis Fernando Menezes Juniorcoord_odo@saojose.br<p>Morcegos despertam vários e diferentes sentimentos das pessoas por eles. Grande parte delas apresentam medo desses animais e as causas desse sentimento é que eles são cercados de mitos e crendices que os tornam grandes vilões da sociedade. Por tudo isso, o presente trabalho vem com o intuito de avaliar o nível de conscientização dos graduandos do Centro Universitário São José sobre morcegos. Para isso, foi aplicado um questionário de seis perguntas, com respostas fechadas nos corredores do Centro Universitário no dia 17 de outubro de 2023, durante o evento em comemoração do Dia Mundial dos Morcegos. Avaliando os resultados das 189 entrevistas, pôde ser observado um bom grau de entendimento dos graduandos em relação a importância dos morcegos, porém também se mostrou necessário a implantação de ações de educação ambiental para sanar pequenos equívocos sobre a importância desses animais para o equilíbrio ambiental.</p>2024-09-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/710APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE MENTAL EM PRATICANTES DAS VILAS OLÍMPICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2024-09-10T11:42:01-03:00Amanda Teixeira Borgescoord_odo@saojose.brVictor Ribeiro Vieiracoord_odo@saojose.brPedro Emanoel Vidal Sampaiocoord_odo@saojose.brJuliana de Alcantara Silva Fonsecacoord_odo@saojose.brPablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.br<p>Introdução: As vilas olímpicas do Rio de Janeiro são equipamentos da prefeitura para a realização de políticas públicas<br>na área do esporte. As pessoas procuram esses equipamentos com intenção de melhorar a saúde física e mental, além<br>de poder ser uma possibilidade para detecção, seleção e desenvolvimentos de talentos esportivos. Objetivo: revisar a<br>literatura sobre a aptidão física e saúde mental dos praticantes de vilas olímpicas. Métodos: Foi realizada uma busca na<br>literatura científica baseada na declaração PRISMA e com critérios na abordagem PICOS sobre aptidão física e saúde<br>mental. Resultados: Foram encontrados 5 artigos científicos, onde 4 tinham populações de crianças e adolescentes e 1<br>com adultos e idosos. Foi possível verificar não haver uma padronização nas avaliações em vilas olímpicas do Rio de<br>Janeiro. Não houve estudos relacionados à saúde mental dos praticantes destes equipamentos. A aptidão física dos<br>clientes foi menor do que a aptidão física quando comparada a populações semelhantes de outros estudos. Conclusão:<br>Embora muito poucos artigos descrevam a aptidão física e a saúde mental de praticantes de exercícios físicos nas vilas<br>olímpicas cariocas, na literatura cientifica está disponível metodologias de planejamento, prescrição de exercícios e<br>avaliações que levam a efeitos positivos na melhoria de resultados sobre os desfechos estudados.</p>2024-09-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/711A RELAÇÃO EDUCADOR E BEBÊ: O QUANTO ISSO INFLUENCIA NO MOVIMENTO LIVRE E DESENVOLVIMENTO SADIO DA CRIANÇA A PARTIR DAS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DE EMMI PIKLER E DAVID L. GALLAHUE 2024-09-10T11:53:21-03:00Thauane Cristina de Sant’ Anna Santos de Medina Wanessa Diniz Santannacoord_odo@saojose.brCátia Malachias Silvacoord_odo@saojose.br<p>O presente estudo aborda a relação educador e bebê e o quanto isso influencia no movimento livre e desenvolvimento<br>sadio da criança a partir das fundamentações teóricas de Emmi Pikler e David L. Gallahue. Ademais, traçamos objetivos<br>gerais e específicos que nortearam a nossa pesquisa, sendo eles: estudar e compreender os conceitos fundamentais<br>da abordagem de Emmi Pikler, incluindo vínculo afetivo, cuidados e movimento livre e associar a abordagem pikleriana<br>com os conceitos de David L. Gallahue sobre estabilidade, locomoção e manipulação, qual proporcionam ao bebê<br>fatores fundamentais ao seu desenvolvimento.<br>Ademais, os autores e pesquisadores citados, contribuíram na elaboração das obras e artigos utilizados, como<br>referencial para essa fundamentação. Quanto a metodologia utilizada, fizemos uma revisão bibliográfica desses<br>teóricos que trazem uma base sólida para compreendermos como a relação educador e bebê influência no<br>desenvolvimento saudável da criança. Através do método qualitativo, por meio de uma análise aprofundada de livros<br>e artigos e através do olhar sensível dentro deste campo de conhecimento, recolhendo dados importantes para<br>fundamentação da pesquisa. Notamos a importância de uma relação segura e afetuosa no desenvolvimento de bebês<br>de 0 a 2 anos. Diante disso, o brincar livre vai proporcionar a interação com o espaço, o meio em que vive e com o<br>outro, sendo-as extremamente importantes para o desenvolvimento da criança. Portanto, concluímos em nossa<br>pesquisa que a afetividade serve para sustentar as bases motoras, físicas e cognitivas do bebê, além de desenvolver<br>segurança afetiva e autoestima, por meio de uma relação segura, recíproca e respeitosa entre adulto e bebê.</p>2024-09-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/712A FALTA DE RECURSOS E ESTRUTURAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO2024-09-11T17:27:51-03:00Mayara Santos Flávio Teodorohayassy@saojose.brKarina Castelo Branco Teixeirahayassy@saojose.brNacyra Yiburi Fernandes de Lucenahayassy@saojose.brSaulo Ribeiro de Oliveira Mellohayassy@saojose.br<p>O presente artigo tem como objeto de pesquisa a inclusão e a falta de recursos e estrutura nas escolas municipais do <br>Rio de Janeiro. Objetiva-se investigar os problemas e dilemas dos quais as crianças com deficiência enfrentam. Mostrase que parte central desses dilemas e problemas é consequência da falta de estrutura escolar. Sabendo dessas <br>questões, pretende-se neste trabalho aprofundar o conhecimento de como se processa a inclusão nas escolas. A <br>metodologia do trabalho se deu a partir de uma pesquisa exploratória com o objetivo de tornar o problema explicito, <br>pesquisas documentais e bibliográficas sobre o objeto de pesquisa. Um breve questionário foi aplicado em uma <br>amostra aleatória de professores da rede municipal do Rio de Janeiro a fim de se dar um panorama mais detalhado <br>sobre o objeto de pesquisa. Por fim, será realizada uma pesquisa em instituições de ensino com intuito de entender a <br>falta de recursos que se tem na escola. Assim, será necessário a fonte de pesquisa secundária por análises e livros. E o <br>resultado de pesquisa quantitativa, com o objetivo de coletar informações, quantificar um problema e entender a <br>dimensão dele. O objetivo geral deste trabalho é reconhecer a importância da implantação de uma educação inclusiva <br>de qualidade nas escolas públicas municipais, principalmente na falta de recursos e estruturas na escola, enquanto os <br>objetivos específicos são, descrever a história da educação inclusiva; identificar a relevância da implantação de uma <br>educação inclusiva de qualidade; mapear estratégias de implantação de uma educação inclusiva de qualidade no que <br>se refere a falta de recursos e estruturas na escola. Por fim, busca-se apresentar possíveis perspectivas que abram o <br>debate para novas maneiras de solucionar esses dilemas na educação inclusiva.<br>Palavras-chave: Educação Inclusiva, falta de recursos e escolas municipais.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/713A INFLUÊNCIA DA FAMÍLA, ESCOLA E DO MEIO SOCIAL NA EDUCAÇÃO2024-09-11T17:33:41-03:00Nacyra Yiburi Fernandes de Lucenahayassy@saojose.brThaissa de Oliveira Pacheco de Carvalhohayassy@saojose.br<p>Este estudo objetivou entender a influência da família, escola e do meio social na educação, bem como analisar o <br>papel de cada um na vida da criança e em sua educação. Conceituando a função da instituição escola e sua influência <br>na vida do educando e a extensão da interferência inerente ao meio social na educação, sendo o mesmo um grande <br>indicador da proposta pedagógica que será ofertada para o educando e por fim estabelecer medidas a fim de <br>solucionar as dificuldades encontradas entre a criança e sua família, escola e meio social. Para o desenvolvimento do <br>estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, onde sua finalidade para a apresentação de resultados <br>será a Pesquisa Qualitativa. Contudo para o apoio a discussão do grupo de conceitos e ideais, também foi empregada <br>a Pesquisa Bibliográfica e o Estudo de Documentos, onde realizou-se uma entrevista com responsáveis legais de <br>criança e adolescente em fase escolar, através de um questionário composto por 11 perguntas, relacionadas com o <br>tema em discussão. Concluindo-se através dos estudos realizados e questionário aplicado, que tanto a família como a <br>escola precisam caminhar ajustadas, atentando-se para a realidade uma da outra. A família observando os valores e <br>concepções pedagógicas, com o intuito de atender a demanda da junta pedagógica. E a escola, consciente do seu <br>papel formador e continuamente ajustando-se as mudanças da sociedade para acolher cada família com dignidade e <br>respeito. Tornando o meio social um ambiente propício e justo para a formação de cada indivíduo que serão os <br>futuros adultos da sociedade.<br>Palavras-chave: família, escola e meio social.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/714COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES DE ENSINO2024-09-11T17:39:10-03:00Sarah Gabriela Gurgel da Silvahayassy@saojose.brNacyra Yiburi Fernandes de Lucenahayassy@saojose.br<p>O presente artigo fala sobre a implementação da comunicação alternativa (CA) para alunos com deficiência, com <br>defasagem na linguagem escrita funcional ou na fala. O objetivo geral analisa como os alunos com deficiência, com <br>defasagem na linguagem escrita, funcional ou na fala estão incluídos no ambiente escolar no munícipio do Rio de Janeiro, <br>de acordo com a CA que utilizam. Assim como são os objetivos específicos: Historiar a Comunicação Alternativa no Brasil; <br>classificar os sistemas de comunicação alternativa; verificar o que as escolas de ensino regular sabem sobre a <br>Comunicação Alternativa. Os estudos se fundamentam nas pesquisas bibliográficas de autores como Liliana Passerino, <br>Patricia Quiterio, Catia Walter, Teófilo Galvão Filho, Flávia Daniela Moreira, autores que em suas obras lutam pela inclusão <br>de alunos com deficiência para que eles possam encontrar nos ambientes escolares acessibilidade comunicativa. A <br>metodologia abordada no artigo foi de caráter exploratório buscando entender a dificuldade de a equipe escolar <br>implementar os sistemas de comunicação alternativa e adaptar os ambientes escolares para que a inclusão aconteça no <br>contexto escolar; para obter essas respostas, foi realizada uma pesquisa de campo através de um formulário que foi <br>respondido por 11 educadores de escolas do município do Rio de Janeiro. Sendo assim, foi possível obter resultados <br>relevantes para compreender que os educadores estão dispostos a se capacitarem para atender as necessidades <br>complexas de comunicação de seus alunos e proporcionar a eles um ambiente inclusivo e seguro. Durante a construção <br>do artigo, foram sugeridas estratégias diferenciadas para a estruturação de um ambiente comunicativo acessível.<br>Palavras-chave: comunicação, escola e inclusão.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/715OS DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2024-09-11T17:46:41-03:00Diana do Sacramento Lucashayassy@saojose.brPriscila Silva de Oliveirahayassy@saojose.brNacyra Yiburi Fernandes de Lucenahayassy@saojose.brSaulo Ribeiro de Oliveira Mellohayassy@saojose.br<p>O tema do artigo se trata dos desafios que existem no processo de inclusão escolar de crianças com o Autismo no <br>âmbito da Educação Infantil. O objetivo geral deste artigo foi analisar os principais desafios que a comunidade escolar <br>precisa enfrentar durante o processo de inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Os objetivos específicos <br>estão englobados em esclarecer a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento de crianças com autismo, <br>descrever os desafios que surgem ao incluir alunos com autismo na Educação Infantil, e pesquisar, por intermédio de <br>um questionário online, respostas de gestores, professores e familiares sobre suas experiências em relação à inclusão <br>dos alunos com TEA no ambiente escolar, com foco na Educação Infantil. Esta pesquisa deu base e enriqueceu alguns <br>dos principais pontos levantados pelas autoras, como a dificuldade do aluno com autismo em socializar e se <br>comunicar sendo um dos maiores desafios do processo de inclusão. Neste artigo, foi utilizada a metodologia <br>descritiva, tendo como base uma análise bibliográfica de diversos autores especializados nas áreas de estudos que <br>foram desenvolvidas no decorrer do trabalho. Além disso, a pesquisa de campo foi feita no modelo quali-quanti, pois <br>no texto houve uma análise e exposição de ideias, conceitos e estudos bibliográficos, juntamente com os números e <br>dados da pesquisa. Ao final do trabalho, foi possível concluir que todos os objetivos foram atingidos e que ainda existe <br>muito trabalho a ser feito para que todos os desafios sejam ultrapassados e que os alunos com autismo sejam <br>totalmente incluídos em todas as etapas da educação.<br>Palavras-chave: Autismo, Educação Infantil e Inclusão Escolar.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/716EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS DO ENSINO REGULAR2024-09-11T17:56:42-03:00Victória Helena Bastos dos Santoshayassy@saojose.brIsabelle Medeiros Simbrashayassy@saojose.brNacyra Yiburi Fernandes de Lucenahayassy@saojose.br<p>O tema deste artigo é Educação Inclusiva: Um desafio para as escolas do ensino regular e tem como objetivo geral <br>Identificar os fundamentos e as técnicas necessárias para incluir um aluno com dificuldade de aprendizagem no <br>ambiente escolar e como objetivos específicos Conhecer os principais fundamentos e estratégias para a inclusão de <br>alunos com dificuldades de aprendizagem, no processo de ensino e aprendizagem; Descrever os principais benefícios <br>para a educação como um todo, através das técnicas e fundamentos apresentados e Analisar os desafios encontrados <br>pelos professores em sala de aula para incluir alunos com necessidades especiais. O trabalho aqui apresentado possui <br>como finalidade investigar e debater as práticas pedagógicas em relação a inclusão de alunos com deficiência e a sua <br>importância. Nessa pesquisa, é exposto como a inclusão deve ser muito bem trabalhada nas escolas do ensino regular. <br>No decorrer do trabalho, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, evidencia-se que a inclusão de alunos com <br>deficiência no ensino regular é uma tarefa trabalhosa, porém fácil. Não obstante, constata-se com essa pesquisa, que <br>com o planejamento correto, elaboração do PEI de acordo com as necessidades de cada aluno, buscando atingir os <br>objetivos propostos pela escola e com o plano de curso, a colaboração de todos os profissionais do ambiente escolar e <br>seus familiares é possível alcançar uma educação de qualidade para todos. Na escola aprendemos lições que a vida <br>dificilmente iria nos ensinar: aceitar e respeitar as diferenças. Este é o desafio de uma escola inclusiva, aprender a se <br>adaptar e a desenvolver métodos de ensinos diferenciados, sendo assim possível criar oportunidades iguais.<br>É pela educação que podemos mudar o nosso cotidiano e transformar vidas.<br>Palavras-chave: Educação inclusiva, Ensino e aprendizagem e Práticas pedagógicas.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/717PIBIDIANOS COMO ATORES ATIVOS NO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO2024-09-17T12:30:45-03:00Jessica Assinocoord_odo@saojose.brJuliana Tostacoord_odo@saojose.brLaura Poyescoord_odo@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>Este artigo aborda a importância da educação socioemocional no processo de aprendizagem, com foco no papel dos pibidianos no processo de recomposição escolar e emocional de uma aluna dos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificada como "Maria Flor". A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, localizada em um bairro residencial no Rio de Janeiro, que atende cerca de 200 alunos. A metodologia adotada foi um estudo de caso qualitativo, com base na observação direta do comportamento da aluna e suas interações sociais, além da aplicação de atividades lúdicas voltadas para o desenvolvimento cognitivo e emocional. O referencial teórico inclui autores como Freire (1996), que enfatiza o papel do educador na criação de condições para a construção do conhecimento, e Vygotsky (2007), que destaca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem. O estudo evidenciou que a colaboração entre escola e família, bem como a implementação de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento socioemocional, podem minimizar as carências emocionais dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador, contribuindo para o sucesso acadêmico.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/718A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO2024-09-17T12:42:01-03:00Ana Paula da Rocha Gonçalvescoord_odo@saojose.brCamilly Dias de Almeidacoord_odo@saojose.brDebora Lucia Silva de Paulacoord_odo@saojose.brKayane dos Santos de Souzacoord_odo@saojose.brNayara da Silva Alves Aranhacoord_odo@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>Este artigo discute a importância da educação socioemocional no processo de aprendizagem, abordando como fatores<br>externos, como o desenvolvimento emocional, podem influenciar diretamente o desempenho acadêmico. A pesquisa,<br>de abordagem qualitativa e fundamentada no estudo de caso do "Aluno X", utilizou observações diretas e entrevistas<br>semiestruturadas com professores e equipe pedagógica, além da análise de documentos escolares. A ausência de<br>suporte socioemocional adequado no ambiente escolar e familiar resultou em dificuldades de socialização e<br>aprendizagem para o aluno. O estudo é embasado nas teorias de Vygotsky (2007), que enfatiza a importância das<br>interações sociais para o desenvolvimento cognitivo, e Goleman (1995), que ressalta o papel das competências<br>socioemocionais no sucesso escolar. A análise mostra como a colaboração entre escola e família pode criar um ambiente<br>propício ao desenvolvimento cognitivo e emocional, e como a implementação de atividades socioemocionais dentro da<br>escola contribui significativamente para o sucesso acadêmico. Embora a escola não substitua o papel da família, pode<br>minimizar as carências emocionais ao criar um ambiente acolhedor e seguro para os alunos, promovendo assim a<br>inclusão e o bem-estar emocional.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/719A PSICOMOTRICIDADE SOB O OLHAR DOCENTE2024-09-24T17:31:47-03:00Jhúlia Orrana Maluf do Nascimentohayassy@saojose.brDébora Freitas da Silvahayassy@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoshayassy@saojose.brRosimeri Claudiano da Costahayassy@saojose.br<p>Este estudo investiga a relevância da psicomotricidade no ensino de crianças nos primeiros anos de vida, analisando os <br>recursos e a capacitação disponíveis para os professores da área. A pesquisa baseia-se em questionários aplicados a <br>docentes, a fim de verificar como as instituições de ensino integram atividades de corpo e movimento em suas <br>propostas pedagógicas e como isso influencia o desenvolvimento infantil. Os resultados mostram que, apesar de um <br>investimento crescente das escolas em recursos psicomotores, ainda há uma carência significativa de formação <br>contínua para os profissionais, o que limita o potencial dessas práticas no cotidiano escolar. A pesquisa também discute <br>a necessidade de ações que promovam uma capacitação mais eficaz e duradoura, visando à implementação de <br>estratégias psicomotoras que otimizem o desenvolvimento dos alunos.<br>Palavras-chave: Psicomotricidade; Formação Continuada; Educação Infantil.</p>2024-09-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/720A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2024-09-24T17:41:58-03:00Jessica de Souza Rangelhayassy@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoshayassy@saojose.brRosimeri Claudiano da Costahayassy@saojose.br<p>A pesquisa trata da afetividade e sua importância na educação infantil. A educação infantil foi incluída tardiamente <br>como parte da educação básica, após um período de lutas e transformações, deixou de ser um direito dos pais, para ser <br>um direito da criança, tendo seu cunho pedagógico reconhecido e valorizado, e, consequentemente, leis especificas <br>foram criadas. Na formação global do indivíduo, é essencial levar em consideração o equilíbrio da inteligência racional <br>com a emocional, cérebro e coração precisam estar em sintonia, caso contrário, todas as áreas do ser humano podem <br>ficar debilitadas, ser inteligente emocionalmente vai além de controlar as próprias emoções, mas também reconhecer <br>e qualificar sua emoção, fazer a adequação necessária ao momento, conseguir manter-se confiante frente a várias <br>situações, conseguir interpretar as emoções das outras pessoas e conseguir contagiar as pessoas a sua volta com seus <br>próprios sentimentos. Tão logo, a aprendizagem é influenciada pelas emoções, e o professor tem papel fundamental <br>neste processo, assim como a família. O objetivo geral deste estudo é investigar os efeitos da afetividade no rendimento <br>escolar dos alunos da educação infantil. Como objetivos específicos, conhecer a trajetória da educação no Brasil e a luta <br>da educação infantil como parte integrante da educação básica, discorrer sobre as leis voltadas ao ensino infantil, <br>explorar a inteligência emocional e sua importância no desenvolvimento global do ser humano (na primeira infância), <br>entender como funciona o processo de ensino-aprendizagem e, por fim, mapear as possíveis causas do baixo <br>rendimento escolar, relacionando a afetividade na relação interpessoal docente e discente e seu impacto no processo <br>ensinoaprendizagem na educação infantil. A Metodologia empregada foi exploratória, de cunho bibliográfico, utilizando <br>como instrumento de coleta de dados uma pesquisa de campo.<br>Palavras-chave: Afetividade, criança e educação infantil.</p>2024-09-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/721A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DA UNISÃOJOSÉ.2024-09-25T15:22:23-03:00Márcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>Este artigo discute a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na experiência vivenciada pelos alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José – UniSãoJosé na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, no Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, baseada na observação participante e análise documental, o estudo explora como o PIBID contribui para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sociais e críticas dos licenciandos, ao mesmo tempo que promove uma troca de saberes entre os bolsistas e os professores supervisores. A pesquisa conclui que o PIBID desempenha um papel crucial na formação de professores, integrando teoria e prática de maneira significativa e preparando os futuros docentes para os desafios da educação básica.</p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/722A IMPORTÂNCIA DO AUXILIAR DE APOIO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.2024-09-25T15:27:10-03:00Luiza Helena Oliveira Moreiracoord_odo@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>O presente artigo apresenta como tema a importância do auxiliar de apoio escolar na educação infantil, relatando experiências reais e buscando relatar a necessidade de um auxiliar de apoio escolar, mesmo na etapa da educação infantil. Apontando como questão norteadora, até que ponto existe uma parceria entre professor e o auxiliar de apoio escolar. Existe igualdade entre a rede pública e particular no direito a mediação? Como objetivo geral, buscou-se investigar a importância do auxiliar de apoio escolar para a inclusão das crianças da educação infantil e como objetivos específicos, descrever o papel do auxiliar de apoio escolar; analisar a relação de parceria entre professor regente e auxiliar de apoio escolar; investigar, em uma amostragem restrita, o quantitativo de crianças que possuem um auxiliar de apoio escolar em escolas públicas e particulares em 3 escolas situadas na zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro; apontar a diferença de atendimento, entre escolas públicas e particulares, em relação ao direito do aluno à mediação, buscando a visão de diferentes partes das instituições. A fundamentação teórica baseou-se nos seguintes autores: Augusto Cury (2005), Maria Teresa Égler (2003) e Valdelucia Costa (2010). Durante a metodologia deste artigo, investigou-se, em uma pequena amostra, o quantitativo de crianças que possuem um auxiliar de apoio escolar em escolas públicas e particulares em 3 escolas situadas na zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro e apontou-se a diferença de atendimento entre escolas públicas e particulares, em relação ao direito do aluno a mediação, buscando a visão de diferentes partes das instituições, através de entrevista com três auxiliares de apoio escolar, de ambas as redes, pública e particular, através da realidade da profissional e as experiências vividas com seus respectivos estudantes. A intenção foi mostrar a realidade, com o intuito de transmitir informações e atingir uma melhoria na área.</p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/724INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NA CRECHE: RELAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR. 2024-09-25T15:37:19-03:00Eliana Alves Moreiracoord_odo@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>Este presente artigo é fruto de uma pesquisa feita a partir de materiais bibliográficos, entrevistas e questionários<br>aplicados a professores atuantes na Educação Infantil. A intencionalidade pedagógica da creche tem se mostrado<br>essencial e alvo de pesquisas, leis, bases curriculares e referenciais, principalmente no que se diz respeito a dualidade<br>cuidar e educar, a atual Lei de diretrizes e Bases e a Constituição Federal de 1988 asseguram a educação como direito<br>da criança e dever do Estado, mas nem sempre foi assim. A concepção de infância, ao longo dos anos, foi se<br>modificando e a creche foi passando por várias fases históricas como: fase higienista, assistencialista, compensatória,<br>preparatória até chegar a fase global, em que se preza desenvolvimento pleno da criança no âmbito social, cognitivo,<br>afetivo e psicomotor, ela é valorizada como um todo e suas especificidades respeitadas.</p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/725OS FEITOS DO USO DE TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE FINA NA FASE PRÉ- ESCOLAR.2024-09-25T15:40:29-03:00Barbara de Farias Meirellescoord_odo@saojose.br<p>O artigo pretende investigar através de pesquisa exploratória de cunho bibliográfico com pesquisa de campo, os efeitos das telas sensíveis ao toque (<em>touch screen)</em> para o desenvolvimento da motricidade fina em crianças pré-escolares (2 a 6 anos). Com o objetivo de descrever a importância da motricidade fina para a escrita e apontar atividades para o desenvolvimento da mesma. Durante situações vivenciais, em turmas de pré-escola, foram observadas dificuldades em atividades que exigem uso da motricidade fina. Em pesquisa realizada através do Google Forms, 96% dos respondentes profissionais de educação, observaram algum prejuízo em relação a motricidade fina em crianças. Para fundamentação teórica foram utilizados os autores Fonseca, Le Bouch e Oliveira, a fim de relacionar o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem. A descoberta e construção gráfica da escrita requerem a atuação das funções psicomotoras. A exposição às telas gera um comportamento contrário ao que seria esperado da infância, a exploração dos movimentos do corpo e brincar. Sabendo que o tempo investido nos estímulos influenciará o futuro desempenho acadêmico das crianças, os responsáveis e cuidadores devem se atentar ao tempo de uso das telas. Outros estudos têm mostrado efeitos negativos em relação ao uso excessivo de telas, como problemas no desenvolvimento da linguagem e cognição.</p> <p> </p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/729Ozonioterapia no Tratamento de Lesões Orais: Uma Revisão De Literatura2024-09-25T16:47:01-03:00Giovana dos Santos Lima Dutrahayassy@saojose.brFernanda Vieira Heimlichhayassy@saojose.brAna Carolina Plado Barreto de Almeidahayassy@saojose.brAna Carolina Kaczmarkiewicz de Souzahayassy@saojose.brNathália de Almeida Freirehayassy@saojose.brMônica Simões Israelhayassy@saojose.br<p>As propriedades terapêuticas do ozônio, incluindo a melhora na cicatrização de feridas, oxigenação e redução de <br>sintomas dolorosos, têm sido discutidas no contexto de terapia adjuvante para lesões na cavidade oral. Esta revisão <br>tem como objetivo demonstrar o efeito do ozônio nas seguintes lesões da mucosa oral: líquen plano oral, úlcera oral, <br>infecções fúngicas, úlcera aftosa recorrente, herpes oral, mucosite oral, osteomielite, osteonecrose e osteomielite dos <br>maxilares. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em quatro bases de dados, abrangendo artigos publicados <br>em inglês e espanhol. Ensaios clínicos e relatos de casos que apresentaram resultados positivos, neutros e negativos <br>relacionados ao tratamento com ozônio foram avaliados. Os resultados desta pesquisa indicam que a terapia com <br>ozônio promove, na maioria dos pacientes, melhorias na oxigenação tecidual, cicatrização de feridas e redução de <br>sintomas dolorosos quando utilizada de forma adequada. No entanto, ainda há uma carência de estudos na literatura <br>para estabelecer protocolos específicos para cada complicação observada.<br>Palavras-chave: Ozônio; ozonioterapia; mucosa oral; água ozonizada; óleo ozonizado.</p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/728AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA AVALIAÇÃO: APLICANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE2024-09-25T16:28:55-03:00Barbara Godinho de Andradehayassy@saojose.brRosimeri Claudiano da Costahayassy@saojose.br<p>O presente artigo visa contribuir com reflexões através de textos bibliográficos recorrendo a artigos, livros e <br>monografias, que abarquem ponderações no que diz respeito a aplicabilidade dos diferentes métodos de ensino e <br>aprendizagem, combinados para desenvolver as múltiplas habilidades e competências dos alunos, por meio das <br>avalições de ensino e aprendizagem. Em conjunto com uma pesquisa de campo que tem o intuito de provocar <br>discussões a respeito das contribuições que as metodologias ativas podem exercer nas avaliações educacionais e na <br>formação dos docentes. Ampliando assim o olhar para diversificadas possibilidades de ensino e aprendizagem tendo <br>como observação a promoção das múltiplas inteligências nos educandos. Tal como mencionar os propósitos e os <br>privilégios da realização de práticas educacionais que objetivem processos estratégicos de ensino e aprendizagem no <br>que tange as aferições avaliativas educacionais, sendo empregadas para acrescer nos discentes habilidades e <br>competências variadas.<br>Palavras-chave: Avaliação, Inteligências Múltiplas e Metodologias Ativas.</p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/730AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2024-09-25T17:03:09-03:00Julia de Lucena Rodrigueshayassy@saojose.brRosimeri Claudiano da Costahayassy@saojose.br<p>O presente artigo tem como estudo de base a aquisição da linguagem infantil no ambiente escolar, sendo a mesma um <br>processo complexo e crucial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Esse estudo baseia-se em teorias de <br>aquisição da linguagem e em pesquisas que exploram as relações de troca entre as crianças durante a educação infantil, bem <br>como a relação entre as mesmas com a língua materna e/ou secundária, gradativamente, internalizando os processos no <br>cérebro infantil através das funções executivas do mesmo e das habilidades linguísticas já presentes na primeira infância.<br>Assim, tendo como objetivo apresentar as diferentes formas de interação infantil que estimulam a linguagem, e como as <br>mesmas estão diretamente ligadas ao processo evolutivo da linguagem e da cognição da criança, podendo esse processo ser <br>fomentado através de brincadeiras e atividades em sala, salientando que o ambiente escolar e os professores apresentam <br>ricas formas de interações verbais e oportunidades de aprendizado. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com um <br>estudo de caso realizado com profissionais da educação inseridos em contexto bilíngue, analisando assim os fatores de <br>comunicação, estimulação, as interações entre as crianças, os professores e o ambiente linguístico da sala de aula, onde os <br>resultados mostraram que a escola desempenha um papel significativo na aquisição da linguagem infantil, bem como o <br>ambiente escolar proporciona um contexto propício para a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da comunicação <br>verbal e não verbal.<br>Palavras-chave: linguagem infantil, interação, cognição.</p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/731Próteses Parciais Removíveis Flexíveis: A Influência das Perspectivas Estéticas Atuais dos Pacientes, em Detrimento da Saúde Bucal 2024-09-25T17:52:27-03:00Marcelle da Silva Pinto Martinshayassy@saojose.brRenata Gomes de Sáhayassy@saojose.brMarco Antonio Saber Corpashayassy@saojose.br<p>Na conjuntura atual, a reabilitação oral se depara com um novo mecanismo, a Prótese Parcial Removível Flexível <br>(PPRFlex), confeccionada a partir de dentes artificiais associados a uma estrutura de resina termoplástica flexível, <br>proporcionando assim em uma concepção popular de estética; contudo, como exposto na literatura científica, conceitos <br>básicos como de uma boa estrutura protética, uma biomecânica e de uma dinâmica mastigatória adequada ficam em <br>segundo plano. Foram utilizadas como metodologia a revisão de literatura e pesquisa descritiva, baseada em <br>documentos oficiais do Ministério da Saúde do Brasil e em artigos científicos pesquisados na base de dados das <br>plataformas Scielo, Google Acadêmico e Pubmed. Esse hodierno trabalho visa expor os desafios do uso prolongado <br>desse tipo de prótese, evidenciando sua composição, propriedades, limitações de uso e desvantagens, assim como <br>realiza uma comparação com a Prótese Parcial Removível a Grampo (PPRG). Em síntese, pode-se constatar que as <br>PPRFlex possuem características estéticas e de adesão dos pacientes superiores às PPRGs, contudo, ao analisarmos <br>características retentivas, biomecânicas e de danos às estruturas orais remanescentes, essa forma de reabilitação se <br>torna extensamente inadequada e deletéria.<br>Palavras-chave: Resina Acrílica; Prótese Parcial Removível; Reabilitação Bucal.</p>2024-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/732LINFEDEMA SECUNDÁRIO PÓS MASTECTOMIA: UTILIZAÇÃO DA TERAPIA FÍSICA COMPLEXA SECONDARY2024-09-26T13:07:59-03:00Jamylle Batista de Souzacoord_odo@saojose.brWillian da Silva Pinheiro dos Reiscoord_odo@saojose.brDaniele Gouvea Von Haehling Lima coord_odo@saojose.brFrederico Augusto Vieira de Castro coord_odo@saojose.br<p>O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor, entre as complicações decorrentes do tratamento da mastectomia, destaca-se o linfedema, sendo definido como um acúmulo de linfa nos espaços intersticiais. O principal tratamento fisioterapêutico para o linfedema é terapia física complexa (TFC) uma técnica que combina a drenagem linfática manual (DLM), enfaixamento compressivo funcional, exercícios terapêuticos, cuidados com a pele, automassagem linfática e uso de contenção elástica. <strong>Objetivo</strong>: A proposta desta pesquisa foi buscar na literatura disponível estudos que abordam a eficácia da técnica de terapia física complexa no tratamento de linfedema secundário em pacientes com câncer de mama. <strong>Método: </strong>A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed, com literaturas em português e inglês com as seguintes palavraschave: “TFC”, “linfedema”, “fisioterapia”, “mastectomia”.<strong> Resultados</strong>: Foram selecionados estudos randomizados que observaram a redução significativa do membro acometido pelo linfedema, com a utilização de terapia física complexa. <strong>Conclusão:</strong> A Terapia Física Complexa pode auxiliar na redução do linfedema e devolver ao paciente sua autonomia e melhora na qualidade de vida.</p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/733ABORDAGEM CINESIOTERAPÊUTICA EM QUEIMADOS2024-09-26T13:26:44-03:00Ana Beatriz Araújo da Silvacoord_odo@saojose.brJéssica Arrudacoord_odo@saojose.brDaniele Gouvêa Von Haehling Limacoord_odo@saojose.brFrederico Augusto Vieira de Castrocoord_odo@saojose.br<p>As queimaduras são lesões caracterizadas pela destruição parcial ou total da pele que ocorrem quando há contato da<br>derme com: calor excessivo, produtos químicos, eletricidade, radiação ou atrito. Objetivo: é analisar a relevância da<br>cinesioterapia e seus efeitos na reabilitação de queimados em uma revisão de literatura. Metodologia: Este estudo foi<br>realizado a partir de uma revisão integrada de literatura. As buscas iniciaram-se no período de fevereiro a março de<br>2024, nas bases de dados PEDro, Medline, Scielo e PubMed. Foram encontrados 19 artigos, porém, apenas 8 foram<br>selecionados e analisados de acordo com os critérios de inclusão. Resultados: a reabilitação em pacientes queimados<br>envolve muitos métodos de tratamento, sempre buscando o restabelecimento funcional, durante o processo de<br>recuperação o fisioterapeuta utiliza-se de vários recursos terapêuticos como a cinesioterapia, com programas de<br>exercícios dos tipos isométricos, isocinéticos, isotônicos, aeróbicos e resistidos, os quais visam facilitar a recuperação<br>dos lesados. Conclusão: As queimaduras constituem um importante problema de saúde pública, principalmente pela<br>gravidade da lesão e pelo número de complicações. O acompanhamento desses pacientes é realizado precocemente e<br>após a alta com o objetivo de prevenir e tratar alterações relacionadas a distúrbios respiratórios e motores. Conforme<br>mostrado neste estudo, a terapia com exercícios deve ser uma intervenção fundamental para manter a disfunção<br>musculoesquelética.</p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/736DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR OBSERVADOS PELOS PIBIDIANOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO DISRUPTIVO2024-10-03T09:08:52-03:00Ana Joice M. de Paulacoord_odo@saojose.brJéssica Barroso de P. Rochacoord_odo@saojose.brLeticia Julio da Silvacoord_odo@saojose.brMarcia Aparecida da Silva Oliveiracoord_odo@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>Este estudo investiga os desafios enfrentados no contexto escolar em relação às dificuldades de aprendizagem e <br>comportamentos disruptivos, com foco no estudo de caso de um aluno do ensino fundamental, cujo nome foi omitido <br>para preservar sua identidade, sendo referido como "Verde". A proposta foi desenvolvida pelos participantes do <br>Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tiveram a oportunidade de analisar o aluno e <br>sugerir intervenções pedagógicas eficazes. As dificuldades discutidas incluem dislexia, discalculia, disortografia e <br>transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), bem como os comportamentos disruptivos resultantes dessas <br>condições. O estudo fundamenta-se nas teorias de Vygotsky, Freire, Libâneo e Damásio, destacando a importância da <br>mediação pedagógica, da autonomia do aluno e da regulação emocional. Conclui-se que uma abordagem <br>multidisciplinar, envolvendo professores, psicopedagogos e a família, é essencial para promover um ambiente escolar <br>acolhedor e inclusivo.</p>2024-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/737A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA2024-10-03T09:14:21-03:00Elaine Cristina dos Santos Angelocoord_odo@saojose.brMarcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.brRosimeri Claudiano da Costacoord_odo@saojose.br<p>A educação infantil é um tema preocupante para os docentes pois é a primeira fase escolar, o momento em que a <br>criança passa horas pela primeira vez fora de casa, com costumes e vivências diferentes e é a fase que será o motriz <br>para a evolução do indivíduo. Para algumas crianças, é difícil aceitar que o seu mundo não é somente sua casa e que <br>não é o suficiente para si e que precisará viver para o bem comum e compreender que sua vida depende de escolhas <br>de outras pessoas. Este trabalho teve como metodologia uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, elencada <br>com uma investigação por meio de entrevistas, tendo como finalidade trazer à luz teóricos como Piaget, Vygotsky e <br>Wallon, sob a ótica dos autores FONSECA (2018), GALVÃO (2014), TAILLE, OLIVEIRA E DANTAS (2019), discursando sobre<br>a importância da afetividade para o desenvolvimento holístico do aluno, visando o preparo de um aluno cidadão, ciente <br>e consciente de que estará em suas mãos a mudança e a melhoria da comunidade escolar. Neste manuscrito, serão<br>apresentadas as implicações do uso da relação afetiva entre professor enquanto mediador e seus alunos. Nessa <br>perspectiva, para consolidar a teoria de Wallon, as ideias de Goleman (1995) e Gardner (1995), expandindo o conceito <br>de inteligências socioemocional e inteligências múltiplas, para defender e promover novos conhecimentos acerca do <br>uso da afetividade em prol do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da primeira infância. O presente estudo <br>demonstra que professores de educação infantil utilizam a afetividade e que ainda acreditam que este é o melhor <br>caminho para a criança se perceber enquanto sujeito, com respeito, empatia e olhar para o outro respaldado pelo novo <br>documento normativo e obrigatório da união que é a BNCC.</p>2024-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/738DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E SEU IMPACTO NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE PESSOAS2024-10-03T17:58:28-03:00Arlisson Passos Gonçalveshayassy@saojose.brGabryelle Beatriz Passos dos Santoshayassy@saojose.brJoão Marcos Passos dos Santoshayassy@saojose.brMarina de Freitas Garciahayassy@saojose.brClaudia Celencina Carvalho de Mirandahayassy@saojose.br<p>O presente artigo condiz com a análise fundamental e pertinência do Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) <br />no âmbito empresarial do tempo presente. Em face do cenário que emerge pela evolução tecnológica e disputa acirrada, <br />é perceptível observar que o capital humano recebe holofote no que tange a um diferencial determinante com destino <br />a sustentabilidade do ramo empresarial e especialmente o sucesso. Dado o exposto, as investigações seguirão da <br />seguinte proposta: se porventura o T&D é executado corretamente para a otimização da é possível transformar as <br />ferramentas do Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas de modo mais impactante para que a equipe enxergue pela <br />ótica de que tal estratégia se qualifica em um investimento positivo e não perda de tempo. Como complemento, <br />apresentaremos também, singelos detalhes sobre o progresso de T&D mediante a narrativas de autores que serão <br />citados, pois é de conhecimento que, se a potencialização organizacional da empresa é fruto da mão-de-obra, estes <br />precisam estar em constante motivação e com condições de evidenciar a sublime qualidade dos resultados dos serviços, <br />em vista da bagagem de conhecimento que é possuído por cada componente. Sendo assim, entende-se que para manter <br />resultados demasiadamente qualificados como estratégia favorável no ramo do competitivo, a organização precisa <br />alcançar e, principalmente, manter seus funcionários em constante treinamento e reciclagem para o amadurecimento <br />e crescimento interpessoal e empresarial.</p>2024-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/739A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ESTÍMULO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DO BRINCAR 2024-10-07T12:46:37-03:00Liliane Farinelle Moreiracoord_odo@saojose.brJoão Marcos Passos dos Santoscoord_odo@saojose.brMarina de Freitas Garciacoord_odo@saojose.brClaudia Celencina Carvalho de Mirandacoord_odo@saojose.br<p>O presente artigo tem por finalidade mostrar ao leitor tamanha a importância da brincadeira, de maneira especial <br>durante o período da Educação Infantil. Esta pesquisa foi direcionada a compreensão de que a brincadeira não é <br>somente um “passatempo” e sim uma grande fonte de desenvolvimento em todas as áreas, seja ela na parte cognitiva <br>como também ajuda na aprendizagem. Foi feita uma pesquisa bibliográfica através de autores, como Craidy (2001), <br>Oliveira (2000), Ischikanian (2012) e Piaget (1974), que vêm trazendo experiências que acrescentem à vida do docente <br>maiores conhecimentos sobre a grande importância que a brincadeira possui para as crianças e seu desenvolvimento <br>na Educação Infantil.</p>2024-10-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/740DESAFIOS E DILEMAS NO CONSENTIMENTO PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PÓS-MORTE NO BRASIL2024-10-07T12:57:24-03:00Aline dos Santos Cabralcoord_odo@saojose.brJoão Marcos Passos dos Santoscoord_odo@saojose.brMarina de Freitas Garciacoord_odo@saojose.brClaudia Celencina Carvalho de Mirandacoord_odo@saojose.brJúlio César Medeiros da Silva Pereiracoord_odo@saojose.br<p>Trata-se de uma análise sobre a possibilidade de os herdeiros e descendentes não permitirem que seja realizada a <br>doação de órgãos de um indivíduo que tenha manifestado ainda em vida essa vontade. O conflito surge vez que a lei nº <br>9.434/97 em seu Art. 4º reza que a decisão a respeito da retirada de órgãos para doação dependerá da autorização do <br>cônjuge ou parente, maior de idade, obedecida a linha sucessória, reta ou colateral, até o segundo grau, tal lei possui <br>redação atual dada pela Lei nº 10.211/2001, contudo o Art. 14 do Código Civil de 2002, reza que a disposição gratuita <br>do corpo ou parte, após a morte, é válida, com objetivo científico, ou altruístico. Desta feita, iremos analisar as formas <br>pertinentes de solucionar tal conflito no âmbito jurídico, sem ferir os princípios jurídicos e constitucionais.</p>2024-10-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/741CÂNCER: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS DO DIAGNÓSTICO NA VIDA DOS PACIENTES2024-10-07T13:05:16-03:00Bruna Souza de Jesuscoord_odo@saojose.brEvelyn Couto de Melocoord_odo@saojose.brJoão Marcos Passos dos Santoscoord_odo@saojose.brMarina de Freitas Garciacoord_odo@saojose.brClaudia Celencina Carvalho de Mirandacoord_odo@saojose.br<p>O presente artigo objetiva estudar os impactos psicológicos pelo diagnóstico de câncer à luz da teoria das <br>Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici (1925 – 2014). Através de pesquisas bibliográficas, foi possível <br>perceber que representações negativas influenciam na forma como o indivíduo irá lidar com a doença e <br>consequentemente na sua aderência ao tratamento. Observou-se também que a visão consensual do câncer ocasiona <br>sentimentos de medo da morte e, ao mesmo tempo, vontade de viver e valorização dos momentos vividos. A pesquisa <br>permitiu, portanto, problematizar a influência das Representações Sociais na vida dos pacientes oncológicos e da <br>sociedade em que vivem, de maneira a salientar a importância da desconstrução de conceitos para dar espaço a novos <br>trabalhos representacionais que sejam mais adaptativos a singularidade de cada sujeito.</p>2024-10-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/742A PERTINÊNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL: PERSPECTIVAS PARA TRATAMENTO EFETIVO2024-10-07T13:15:36-03:00Bruna Souza de Jesuscoord_odo@saojose.brEvelyn Couto de Melocoord_odo@saojose.brJoão Marcos Passos dos Santoscoord_odo@saojose.brMarina de Freitas Garciacoord_odo@saojose.brClaudia Celencina Carvalho de Mirandacoord_odo@saojose.br<p>O presente trabalho tem como objetivo principal revisar a literatura sobre a importânciado diagnóstico e tratamento precoce da Síndrome do Respirador Bucal. Salientando assim, o seu desenvolvimento, etiologia, consequências, prevalências, diagnóstico e tratamentos. Comtempla-se que a Síndrome do Respirador Bucal é a respiração totalou <br />parcial pela boca. Tendo a rinite alérgica e o aumento no tamanho das amígdalase/ou de adenoide, como sua causa mais frequente. Dificultando a passagem do ar pelo nariz e pelas vias aéreas superiores, fazendo com que a criança respire pela boca. É importante ressaltar que no processo de diagnóstico e tratamento este trabalho é feito por diversos <br />profissionais da área da saúde, sendo necessário uma equipe multidisciplinar. Contendo, otorrinos, pediatras, alergistas, fonoaudiólogos e até mesmo os fisioterapeutas. Se diagnosticada precocemente quando ainda criança,inibimos o agravamento de maloclusões e alterações orofaciais, fazendo assim com que o individuo tenha um estilo de vida mais <br />saúdavel e menos traumático.</p>2024-10-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/745EDUCAÇÃO PÚBLICA: MÁQUINA DE TRANSFORMAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E LEITURA DE MUNDO NA VIDA DAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA2024-10-10T13:28:15-03:00Millenna Costa dos Santos Figueiredocoord_odo@saojose.brMarcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>A proposta deste trabalho é traçar o contexto histórico em que a Educação Pública foi institucionalizada no Brasil e <br>quais foram as políticas públicas implantadas para nortear essa prática, a fim de compreender e apontar os impactos <br>que a Educação ofertada de modo público tem na vida das pessoas de baixa renda. Para dar embasamento teórico a <br>essa pesquisa são apresentadas ideias de autores, como: Paulo Freire (1997), Darcy Ribeiro (1997) e Anísio Teixeira<br>(1971) como forma de defender a Educação Pública. Através de observações na área de Educação Pública e o estudo <br>de campo realizado, o foco deste artigo é identificar como a Educação Pública pode transformar a vida do estudante <br>e sua família. Com isso, o objetivo é refletir sobre as necessidades dos estudantes e como essas necessidades são <br>atendidas. Já que a Educação é de grande valor, pois além da troca que possibilita durante as disciplinas curriculares, <br>contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social, é parte complementar<br>da sociedade e, ao mesmo tempo, necessária para o funcionamento dela. Afinal, é possível que a educação pública <br>transforme a vida do indivíduo? Como elaborar caminhos para que a educação pública atenda às necessidades e <br>possa acrescentar positivamente para o futuro do estudante? Para responder essas questões, a pesquisadora busca <br>traçar uma linha de pesquisa que discuta a institucionalização do ensino público, refletindo sobre os documentos que<br>falam sobre a Educação Pública e as propostas oferecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB,<br>Lei nº 9394/96, em relação ao estudante criança e às propostas escolares.</p>2024-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/744PIBID E PRÁTICAS INOVADORAS: O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE2024-10-10T13:24:04-03:00Débora Cristina Rodrigues de Sousacoord_odo@saojose.brFranciane de Azevedo Borges Nogueiracoord_odo@saojose.brPedro Baptista Tachycoord_odo@saojose.brThaiza Roza do Coutocoord_odo@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santoscoord_odo@saojose.br<p>Este artigo apresenta as estratégias pedagógicas criativas desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de <br>Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional de uma aluna do 1º <br>ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, situada em uma área de vulnerabilidade <br>social no Rio de Janeiro. A aluna, denominada Florzinha (nome fictício), apresentava dificuldades significativas na leitura <br>e escrita, mas demonstrava grande interesse por atividades artísticas. Com base nas teorias de Magda Soares e Telma <br>Weisz, foram aplicadas atividades que integravam arte e alfabetização, visando superar barreiras de aprendizagem e <br>promover o letramento crítico. Os resultados mostraram que a utilização de práticas pedagógicas que envolvem o <br>contexto social e emocional do aluno, como o uso da arte, pode alavancar o processo de alfabetização em contextos de <br>vulnerabilidade.</p>2024-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/746AVALIAÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL E PREVALÊNCIA DE LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO RIO DE JANEIRO2024-10-10T13:36:25-03:00Marcelle da Silva Pinto Martinscoord_odo@saojose.brLuiz Otávio R. Garcia coord_odo@saojose.br<p>Na interseção entre vida profissional e social, a saúde dos estudantes de odontologia surge como uma preocupação <br>latente. O cenário acadêmico, permeado por nuances e singularidades, propicia um aumento significativo do estresse <br>ocupacional. Este fenômeno complexo é influenciado por uma ampla gama de fatores, que vão desde demandas <br>pessoais até pressões socioeconômicas, comumente encontradas nos grandes centros urbanos, como é o caso da cidade <br>do Rio de Janeiro. Concomitantemente a isso, as lesões cervicais não cariosas (LCNCs) representam uma preocupação <br>crescente na odontologia, especialmente entre os jovens adultos; caracterizadas pela perda irreversível e gradual de <br>tecido mineralizado junto da junção amelo-cementária, têm sido frequentemente relacionadas a fatores como abrasão, <br>erosão e estresse mecânico. Embora os mecanismos exatos de sua etiologia ainda estejam sob investigação, há <br>evidências sugerindo uma possível ligação entre o estresse emocional e sua ocorrência. Diante disso, esta pesquisa <br>pretende explorar, por meio de um estudo observacional transversal, a relação entre o estresse ocupacional e a <br>prevalência de LCNC entre os estudantes universitários do Rio de Janeiro.</p>2024-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/748PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS FLEXÍVEIS: A INFLUÊNCIA DAS PERSPECTIVAS ESTÉTICAS ATUAIS DOS PACIENTES, EM DETRIMENTO DA SAÚDE BUCAL 2024-11-01T11:30:04-03:00Marcelle da Silva Pinto Martinscoord_odo@saojose.brRenata Gomes de Sácoord_odo@saojose.brMarco Antônio Saber Corpascoord_odo@saojose.br<p>Na conjuntura atual, a reabilitação oral se depara com um novo mecanismo, a Prótese Parcial Removível Flexível <br>(PPRFlex), confeccionada a partir de dentes artificiais associados a uma estrutura de resina termoplástica flexível, <br>proporcionando assim em uma concepção popular de estética; contudo, como exposto na literatura científica, conceitos <br>básicos como de uma boa estrutura protética, uma biomecânica e de uma dinâmica mastigatória adequada ficam em <br>segundo plano. Foram utilizadas como metodologia a revisão de literatura e pesquisa descritiva, baseada em <br>documentos oficiais do Ministério da Saúde do Brasil e em artigos científicos pesquisados na base de dados das <br>plataformas Scielo, Google Acadêmico e Pubmed. Esse hodierno trabalho visa expor os desafios do uso prolongado <br>desse tipo de prótese, evidenciando sua composição, propriedades, limitações de uso e desvantagens, assim como <br>realiza uma comparação com a Prótese Parcial Removível a Grampo (PPRG). Em síntese, pode-se constatar que as <br>PPRFlex possuem características estéticas e de adesão dos pacientes superiores às PPRGs, contudo, ao analisarmos <br>características retentivas, biomecânicas e de danos às estruturas orais remanescentes, essa forma de reabilitação se <br>torna extensamente inadequada e deletéria.</p>2024-11-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/749O MÉTODO PILATES NA CORREÇÃO DE PROBLEMAS POSTURAIS. 2024-11-06T13:27:34-03:00Beatriz de Nazareth da Conceição Mendonçacoord_odo@saojose.brMonica de Souza Duartecoord_odo@saojose.brAilton Caetano de Limacoord_odo@saojose.br<p>O presente trabalho busca destacar o método Pilates como forma de recurso detratamento, para uma reeducação <br>postural com exercícios visando a promoção da saúde e alívio de algias. Pilates é uma abordagem de exercício mentecorpoque requer estabilidade central, força, flexibilidade, atenção ao controle muscular, controle de postura e <br>respiração. Os exercícios podem ser no solo, mas também incluem o uso de equipamentos especializados. O método <br>é amplamente utilizado por profissionais de aptidão física e reabilitação, com o objetivo de garantir o alinhamento <br>postural durante a execução de movimentos em posições funcionais. Os exercícios também envolvem a respiração <br>focada ea ativação da região central do corpo, especialmente os músculos localizados entre a caixa torácica e os <br>quadris. O método Pilates tem sido aplicado em todoo mundo, mas seus benefícios ainda não foram estabelecidos<br>para o alinhamento postural, que é fundamental já que uma das bases da teoria desse método é o controle postural. <br>O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica sobre os benefícios do Método Pilates na melhora da <br>correção postural e dos benefícios relacionados a sua prática constante. Sendo utilizadas as seguintes fontes de <br>dados: Google Acadêmico, Scientific electronic library (SCIELO), COFFITO/CREFITO e de literaturas como Anatomia <br>do Pilates: Guia ilustrado de pilates de solo para estabilidade do core e equilíbrio do ano de 2013.</p>2024-11-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José