https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/issue/feedCiência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José2025-10-10T14:03:22-03:00Armando Hayassydiretorgeraldeensino@saojose.brOpen Journal Systems<div>Ciência Atual uma revista científica multidisciplinar, eletrônica, de periodicidade semestral, editada pelo Centro Univeritário São José, como resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores de diversas áreas do saber científico, que atuam com vasta experiência na graduação e pós-graduação.</div><div>-</div><div>Tem como missão fomentar a produção e a disseminação de conhecimento, servindo como veículo de educação continuada e permanente, constituindo os avanços científicos e tecnológicos, nas diversas áreas, possibilitando o intercâmbio entre academia, trabalho e movimentos sociais organizados. A Ciência Atual está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, contando com o suporte de uma equipe de pesquisadores, de renomada experiência acadêmica e profissional, que compõem o Comitê Científico.</div><div>-</div><div>A Ciência Atual objetiva as melhores práticas editoriais de revistas científicas no Brasil, a partir de definições expostas na Política Editorial. Este processo é sistematicamente seguido pelo Conselho Editorial, pois a revista opera sobre a plataforma Open Journal System (OJS), mais conhecida na comunidade científica brasileira como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER.</div>https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/805DENS IN DENTE EM INCISIVO LATERAL INFERIOR: NÍVEL DE EVIDÊNCIAS NAS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA E RELATO DE CASO2025-09-26T09:35:39-03:00Karina Hellen da Silveira Alhocoord_odo@saojose.brLouhan Luiz Siva Bentocoord_odo@saojose.brFernanda Nunes de Souzacoord_odo@saojose.brPolyana Vivan Vieira Leitecoord_odo@saojose.br<p>O presente trabalho objetiva avaliar o nível de evidência das publicações sobre dens in dente e relata um caso atendido <br>na Faculdade de Odontologia das Faculdades São José-RJ. Foram realizadas buscas por artigos nas bases de dados <br>Bireme e Pubmed com o termo "dens in dente and prevalencia" no período de março e abril de 2019 e encontrados 56 <br>e 52 artigos respectivamente. Selecionados os artigos publicados no período de 2008 a 2020, disponíveis gratuitamente <br>e nos idiomas inglês e português, dos quais foram encontrados 15 publicações após a leitura 3 artigos foram eliminados. <br>Os dados foram tabulados considerando: Autor/Ano, Revista, Qualis, Tipo de estudo, Exame complementar, Plano de <br>tratamento, Proservação, Prevalência. Dos artigos avaliados 5 (38,5%) o ano com mais publicações foi 2013, 6(46%) <br>artigos em revistas B2 na Odontologia, 3(23%) em B1. Estudos retrospectivos 5(38,5%), 3(23%) transversais, 2(15,4%) <br>relato de caso e 2(15,4%) revisões sistemáticas. O exame complementar mais citado (7 citações, 53,8%) foi a Radiografia <br>Panorâmica, 1 artigo citou a Micro CT, nove dos artigos não citam o plano de tratamento e 10 não citam a proservação. <br>Foi observada baixa prevalência maior frequência em incisivos superiores. Paciente de 8 anos, gênero feminino, com <br>histórico de trauma. Após exame clínico e radiográfico houve o diagnóstico de dens in dente do tipo II em incisivo lateral <br>inferior unilateral. Os dados sugerem ser possível acesso gratuito a conteúdo de nível de evidência satisfatório sobre o <br>tema favorecendo o diagnóstico precoce que evita um tratamento mais invasivo.</p>2025-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/806AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONAL2025-09-26T09:48:07-03:00Débora Gonçalves Coelho Mariacoord_odo@saojose.brVictor Ramos da Silvacoord_odo@saojose.br<p>Este artigo científico tem como objetivo principal estudar o papel da avaliação psicopedagógica clínica em <br>relação às dificuldades de aprendizagem apresentadas, através do estudo de caso de uma aprendente, do sexo <br>feminino, de 6 anos, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular, situada no município <br>de Rio de Janeiro. Esse estudo foi embasado no processo de aprendizagem da aprendente, através de uma <br>perspectiva sociointeracionista, enfatizando a importância da interação social e cultural no desenvolvimento <br>humano e da aprendizagem. Lançou-se mão como base teórica de autores como Weiss (2008), Sampaio (2024), <br>Sato (2022) , entre outros. A metodologia do artigo escolhida foi o estudo de caso, no qual foram obtidos <br>resultados a partir de atendimentos de sessões de avaliação psicopedagógica, de 18 de junho de 2025 e 16 de <br>agosto de 2025, com 8 encontros presenciais com: aprendente, família e escola. Os encontros tiveram como <br>recursos os seguintes instrumentos de avaliação: Entrevista/anamnese com os pais, entrevista com o professor, <br>Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem (EOCA), sessão lúdica, atividade de Psicodrama: Inversão de <br>Papéis, Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização (IAR), verificação de atividades <br>pedagógicas, Provas Projetivas: Par Educativo e Fazendo Aquilo Que Mais Gosta, avaliação de Leitura, Escrita e <br>Consciência Fonológica, aplicação do SNAP-IV para investigação acerca de Transtorno de Déficit de Atenção e <br>Hiperatividade (TDAH), atividades pedagógicas de Matemática envolvendo operações simples de adição e <br>subtração, lateralidade, figuras geométricas e formas e visita à escola da aprendente para entrevista com a <br>Coordenadora Pedagógica e professora da aprendente. Esta pesquisa visa apresentar as contribuições da avaliação <br>psicopedagógica na hipótese diagnóstica com informações importantes, para planos de intervenções <br>psicopedagógicas, orientações à família, à escola e encaminhamentos aos profissionais, que atuam de forma <br>multidisciplinar, para contribuição do progresso acadêmico da aprendente.</p>2025-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/807Terceira Lei de Newton: Uma Abordagem Didática Diferenciada para Alunos do Ensino Médio no Estudo de Sistema de Blocos2025-09-26T09:51:38-03:00Daniel do Nascimento Ladeiracoord_odo@saojose.brProf. Dr. Rafael de Vasconcellos Clarimcoord_odo@saojose.br<p>.</p>2025-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/808A INFLUÊNCIA DA ATITUDE DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2025-10-10T13:59:50-03:00Sara Paixão Marin de Souza coord_odo@saojose.brMárcia Maria Ferreira dos Santos coord_odo@saojose.br<p>O presente artigo aborda a influência da atitude docente na construção da autoestima dos alunos da educação básica, <br>em que foi apresentado como o professor influencia na formação do aluno, no tocante à aprendizagem e autoestima, <br>de forma positiva ou negativa. O objetivo geral desse estudo é refletir sobre a atitude docente e seus efeitos na <br>construção da autoestima dos alunos. E os objetivos específicos são: entender como a atitude docente desenvolve <br>habilidades, comportamentos, interesses e atitudes nos discentes e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem <br>no cotidiano escolar; compreender a influência da atitude do professor na qualidade do ensino e da aprendizagem dos <br>alunos formada pelos hábitos advindos da conduta docente sobre os discentes; investigar se a influência do professor <br>impacta na formação dos alunos, através de uma pesquisa com professores e com o público em geral. A metodologia <br>deste artigo foi uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e, como instrumento de coleta de dados, dois <br>questionários foram utilizados na pesquisa, a fim de coletar dados quantitativos e qualitativos de uma amostragem de <br>participantes e, então, constatar e validar as estruturas teóricas apresentadas. A fundamentação teórica é composta <br>pelos autores Augusto Cury (2003), Isilda Campaner Palangana (2015) e Marta Kohl de Oliveira (1992). As principais <br>conclusões foram que o professor influencia através de sua conduta, expressa pelo tratamento dado ao ensino e ao <br>aluno por suas ações e palavras, e sua influência impacta na formação do estudante, no tocante à aprendizagem e <br>autoestima, em que os aspectos que demonstram o impacto dessa influência são o desempenho, os interesses, o <br>comportamento e a memória.</p>2025-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/809UM JOGO COMO ESTRATÉGIA PARA ABORDAR EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR2025-10-10T14:03:22-03:00Mariana Balbino dos Santoscoord_odo@saojose.brLuã Cardoso de Oliveiracoord_odo@saojose.br<p>O texto aborda os desafios no ensino de Ciências e Biologia, especialmente quando se trata de educação sexual nas <br>escolas, destacando a dificuldade de aprendizado enraizado no modelo de educação tradicional. Nele, defende-se a <br>aplicação de metodologias ativas, como os jogos e brincadeiras, que promovem a interação e o aprendizado lúdico, em <br>concordância com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal é demonstrar como essas <br>atividades lúdicas podem ser ferramentas facilitadoras, sobretudo quando o jogo é elaborado didaticamente em torno <br>do assunto tratado e usando como referência o jogo “perfil” do fabricante ®Grow. A metodologia inclui análise de <br>dados e referenciais teóricos, como o de Vieira et al., 2021, que aponta o início da atividade sexual precoce entre os <br>adolescentes, e a queda no uso de preservativos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). <br>Além de citar a importância na efetividade de políticas públicas entre saúde e escola, como o Programa Saúde na Escola <br>(PSE). Desta forma, o trabalho nos traz a percepção de como os jogos, quando aplicados de maneira didática, contribui <br>significativamente para o desenvolvimento de habilidades, autonomia e construção de conhecimento, além de ser <br>fundamental para ensiná-los a como lidar com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez precoce.</p>2025-10-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José