https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/issue/feedCiência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José2025-06-04T13:56:53-03:00Armando Hayassydiretorgeraldeensino@saojose.brOpen Journal Systems<div>Ciência Atual uma revista científica multidisciplinar, eletrônica, de periodicidade semestral, editada pelo Centro Univeritário São José, como resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores de diversas áreas do saber científico, que atuam com vasta experiência na graduação e pós-graduação.</div><div>-</div><div>Tem como missão fomentar a produção e a disseminação de conhecimento, servindo como veículo de educação continuada e permanente, constituindo os avanços científicos e tecnológicos, nas diversas áreas, possibilitando o intercâmbio entre academia, trabalho e movimentos sociais organizados. A Ciência Atual está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, contando com o suporte de uma equipe de pesquisadores, de renomada experiência acadêmica e profissional, que compõem o Comitê Científico.</div><div>-</div><div>A Ciência Atual objetiva as melhores práticas editoriais de revistas científicas no Brasil, a partir de definições expostas na Política Editorial. Este processo é sistematicamente seguido pelo Conselho Editorial, pois a revista opera sobre a plataforma Open Journal System (OJS), mais conhecida na comunidade científica brasileira como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER.</div>https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/760AÇÕES TÉCNICAS E TÁTICAS DETERMINANTES PARA VITÓRIA EM JOGOS DO FINAL FOUR DA LIGA NACIONAL DE HANDEBOL FEMININO.2025-02-06T09:44:37-03:00Victor Ribeirohayassy@saojose.brPablo Rodrigo de Oliveira Silvahayassy@saojose.br<p>Indicadores de desempenho e de vitória são importantes para a determinação de como será o <br>processo de treinamento de equipes de esportes coletivos e individuais. Entender quais são esses <br>indicadores é crucial para a comissão técnica. Dessa forma, o objetivo do estudo foi verificar através <br>de uma análise dos dados coletados quais são as ações técnicas e táticas determinantes para a <br>vitória em jogos do Final Four da Liga Nacional de Handebol Feminino de 2023. Foram analisados <br>quatro jogos da fase final desta competição. Como ações determinantes para a conquista de vitória <br>na Liga Nacional de Handebol foram: maior efetividade nos arremessos, maior número de gols de <br>contra-ataque e menor número de erros cometidos. Com estes dados é possível elaborar um <br>planejamento mais efetivo para o treinamento individual dos atletas e para um melhor <br>entendimento e execução das táticas ofensivas e defensivas das equipes.<br>Palavras-chaves: Performance, análise de desempenho, observação metodológica, esportes <br>coletivos.</p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/761ANÁLISE DAS CORRENTES FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E SOCIAIS PRESENTES NA TEORIA DA EVOLUÇÃO E DARWINISMO. 2025-02-06T09:55:08-03:00Gabriel Washington Rodrigues Fernandeshayassy@saojose.brFábio Marques de Oliveirahayassy@saojose.brThiago de Ávila Medeiroshayassy@saojose.br<p>Este trabalho procura fazer uma pesquisa de certas ideias filosóficas do período clássico da Grécia antiga, e as compara <br>com os fundamentos filosóficos, nos quais a Teoria da Evolução se consolidou ao longo de seu desenvolvimento. O <br>primeiro foco dessa revisão buscou apresentar a questão histórica, isto é, a relevância da Revolução Científica e outros <br>eventos históricos responsáveis por proporcionar o resgate dessas ideias clássicas em teorias modernas, no caso deste <br>estudo, no Evolucionismo. São analisadas algumas correntes de cunho filosófico como o atomismo e panteísmo, além <br>das contribuições de importantes filósofos nesse contexto, como Anaximandro e Empédocles. Tal estudo também <br>buscou abranger correntes de pensamento de natureza esotérica como o gnosticismo medieval e vertentes da cabala <br>judaica. O objetivo disso, portanto, foi demonstrar a forte similaridade entre os conceitos filosóficos presentes no <br>Evolucionismo e o pensamento filosófico grego e medieval. Com isso o trabalho buscou demonstrar uma <br>homogeneidade de pensamento, ou seja, uma continuidade e preservação das mesmas ideias ao longo do tempo. A <br>relevância deste estudo a respeito do Evolucionismo se dá não só por proporcionar uma compreensão mais <br>aprofundada do mesmo, mas também por promover a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. O <br>resultado desta pesquisa demonstrou fortes indícios de relações fortes entre o pensamento grego com a filosofia <br>embutida no pensamento de Darwin que fazem parte do corpo do Evolucionismo do modo que o conhecemos hoje. A <br>natureza da seleção natural, ideia proposta por Darwin, se assemelha muito ao ente gerador da diversidade de seres <br>vivos proposto pelo panteísmo, isto é, a própria natureza em si, há também a cosmovisão de mundo presente no <br>atomismo, que pode ser encontrada na estrutura mecânica da natureza, proposta pelos cientistas naturalistas da Teoria <br>da Evolução, e a teoria de formação do homem proposta por Empédocles se assemelha muito à ideia de ancestralidade <br>comum. São esses alguns dos exemplos pelos quais buscamos relacionar a forte presença da filosofia clássica e seu <br>papel essencial na construção do pensamento evolutivo moderno.<br>Palavras-chave: evolucionismo, filosofia, natureza.</p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/762DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO ESCOLAR INTEGRANDO CIÊNCIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA BÁSICA.2025-02-06T10:01:02-03:00Gabriel Washington Rodrigues Fernandeshayassy@saojose.brFábio Marques de Oliveirahayassy@saojose.brThiago de Ávila Medeiroshayassy@saojose.br<p>Este trabalho leva em consideração três problemáticas sociais que serviram como questões norteadoras e o incentivaram <br>em seu desenvolvimento: a primeiro é a demanda por inovações na educação impulsionada por obstáculos como <br>métodos de ensino estarem desatualizadas, a segunda é a importância do desenvolvimento do pensamento científico <br>nos alunos futuros cientistas e pesquisadores e, por último, a terceira é a importância da Filosofia da Ciência e Pedagogia <br>Básica na educação escolar. Esse trabalho, portanto, consiste na criação de um projeto de Desenvolvimento do <br>Pensamento Filosófico-Científico, denominado 4 Em Ação. Tal nome faz referência à teoria científica das “quatro causas” <br>descoberta por Aristóteles, tal teoria estabelece quatro aspectos utilizados para explicar existência e natureza dos seres <br>e fenômenos. Os objetivos principais do 4 Em Ação seriam os seguintes: aprofundar os alunos nos diversos ensinamentos <br>filosóficos responsáveis por fundamentar as teorias científicas modernas, auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades <br>de raciocínio filosófico-científico, ou seja, pensar e deduzir com coerência, formular boas hipóteses, saber como rejeitar <br>propostas incorretas, e o mais importante, saber identificar a (s) corrente (s) filosófica (s) que fundamentam determinado <br>conteúdo científico moderno. Faz parte deste projeto também instruir os alunos em técnicas pedagógicas, com o objetivo <br>de serem habilidosos em saber transmitir o conhecimento de forma coesa, precisa e eficiente. A pesquisa para a <br>construção deste projeto teve como base artigos e livros de filósofos das áreas de Ciências, História e Educação, bem <br>como de Relatórios organizações como o Currículo Nacional Britânico. O projeto 4 Em Ação é dividido em duas partes: <br>teórica e prática, cada uma contendo uma duração de aproximadamente seis meses. Na primeira os alunos aprendem as <br>teorias filosóficas e científicas, as técnicas de pesquisa e treinamentos de metodologias pedagógicas. Na segunda, com o <br>auxílio dos professores, os alunos escolhem um tema relacionado ao conhecimento científico moderno a fim de <br>desenvolverem um pequeno projeto pessoal, eles se utilizarão das técnicas e conteúdos trabalhados na parte anterior <br>(teórica). <br>Palavras-chave: científico, pedagógicos e filosóficas.</p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/764EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA NA MARCHA E FREEZING DE PACIENTES COM PARKINSON.2025-02-06T10:05:47-03:00Marilia Gabrielle de Oliveira Santoshayassy@saojose.brThiago Bezerra Pereirahayassy@saojose.br<p>A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa e progressiva que acomete os núcleos da base, causando <br>os distúrbios do movimento além de outras complicações a nível sistêmico. O freezing associado a marcha é um dos <br>sintomas que menos respondem aos tratamentos convencionais, sendo um dos mais desafiadores em questão de <br>melhora. Diante desse panorama, a intervenção com eletroestimulação transcraniana surge como um método <br>promissor de estudo, através da aplicação de estímulos elétricos e pulsos magnéticos que modulam a atividade <br>cortical da área que se deseja tratar. Esta revisão integrativa teve como objetivo investigar os efeitos da <br>eletroestimulação transcraniana na marcha e freezing de pacientes com Parkinson. A busca eletrônica foi feita nas <br>bases de dados PubMed, Scielo, Google Acadêmico e PEDro. Oito estudos foram incluídos nessa revisão e todos <br>chegaram a resultados benéficos, alguns com maiores efeitos e outros com menores, mas apesar dos efeitos <br>positivos, ainda há muita heterogeneidade e inconsistência nos resultados, o que torna necessário estudos mais <br>específicos com protocolos mais demarcados.<br>Palavras-chave: parkinson, eletroestimulação transcraniana, freezing, marcha.</p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/765FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.2025-02-06T10:09:41-03:00Nayla Souza Melo da Silva hayassy@saojose.brFábio Marques de Oliveirahayassy@saojose.brThiago de Ávila Medeiroshayassy@saojose.br<p>Odesenvolvimento deste trabalho refere-sena pesquisa do possível enriquecimento dasfeiras de ciências, classificando<br>estas como uma estratégia pedagógica que poderá influenciar positivamente a alfabetização científica. O objetivo geral <br>deste trabalho é investigar o potencial das feiras de ciências como estratégia pedagógica com a finalidade de promover<br>alfabetização científica, assim como verificarse este potencial é benéfico para suprir as dificuldades apresentadas pelos <br>alunos no ensino médio. Ademais, os objetivos específicos caracterizam-se em revisar bibliograficamente o efeito das <br>feiras de ciências; investigar e classificar as feiras científicas como um recurso que irá favorecer um ambiente propício <br>para a aprendizagem; verificar se esta estratégia pedagógica pode auxiliar positivamente o desempenho dos alunos <br>em relação ao índice de repetências e evasão escolar, e investigar o desenvolvimento do pensamento crítico e <br>científico no cotidiano/na sociedade. A investigação envolve um levantamento de fontes e documentos bibliográficos, <br>na qual destaca-se o método qualitativo, utilizando o banco de dados da plataforma de Periódicos Capes. <br>Considerando a problemática acerca das feiras científicas, quais os benefícios destas em suprir as dificuldades que os <br>alunos apresentam no ensino de ciências? Através da leitura e análise dos artigos selecionados foi possível verificar o<br>uso dasfeiras de ciências como estratégia pedagógica para favorecer o desempenho dos alunos no ensino de ciências, <br>evidenciando o enriquecimento das feiras de ciências no processo de ensino-aprendizagem.<br>Palavras-chave: feira de ciências, alfabetização científica e ensino de ciências.</p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/766TIKTOK: SUA INFLUÊNCIA E EFEITOS NO SISTEMA NERVOSO, BEM COMO SEU IMPACTO NEGATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR.2025-02-06T10:13:31-03:00Letícia da Silva Pereirahayassy@saojose.brFábio Marques de Oliveirahayassy@saojose.brThiago de Ávila Medeiroshayassy@saojose.br<p>Este trabalho busca analisar os mecanismos e efeitos que o cérebro humano sofre por exposição a grandes <br>estimuladores de dopamina, utilizando o TikTok como o objeto de estudo. Conhecido por seus vídeos curtos, de cerca <br>de 15 segundos, o TikTok combina entretenimento e socialização, permitindo interações diversas. Esses vídeos curtos <br>estimulam a liberação de dopamina, podendo levar a uma necessidade crescente desse neurotransmissor e, <br>consequentemente, à diminuição da capacidade cognitiva, memória e concentração dos usuários, prejudicando o <br>aprendizado. Foi feita uma pesquisa sobre as habilidades do sistema nervoso, com foco na característica de <br>neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de moldar, adaptar e reorganizar suas conexões neurais em resposta a <br>novas experiências. A neuroplasticidade permite que o cérebro se modifique para se ajustar a lesões e outros desafios, <br>influenciada pelos estímulos do ambiente e pelos hábitos. Entre os circuitos neurais, destaca-se o circuito de <br>recompensa, iniciado pela ativação da área tegmental ventral (ATV), um centro dopaminérgico do cérebro, que libera <br>dopamina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer. Atualmente, as redes sociais, especialmente o <br>TikTok, são grandes estimuladores de dopamina, devido à rápida sucessão de diversos conteúdos, gerando um turbilhão <br>de estímulos no cérebro dos usuários. Esta pesquisa objetiva investigar como o consumo excessivo de conteúdo do <br>TikTok impacta no sistema nervoso central e consequentemente no processo de aprendizagem, sua relevância se dá <br>pela possibilidade de identificar problemas relacionados à exposição prolongada a altos níveis de dopamina. Visando <br>fornecer uma base para a criação de estratégias educacionais que integrem descobertas da neurociência com métodos <br>de ensino para mitigar esses efeitos negativos. Para esta investigação a opinião pública teve importância na busca de <br>dados, foi realizada uma pesquisa de campo com formulário do Google, além de uma revisão de literatura buscando <br>por artigos relevantes nas plataformas SciElo, Google Acadêmico e PubMed. <br>Palavras-chave: aprendizagem, neuroplasticidade e tiktok.</p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/767UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ENPEC - ANÁLISE DA IMERSÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA CTS. 2025-02-06T10:18:10-03:00Lucas Carvalho Coêlho Da Costa Ramoshayassy@saojose.brFábio Marques de Oliveirahayassy@saojose.brThiago de Ávila Medeiroshayassy@saojose.br<p>A imersão tecnológica no ensino de ciências tem sido cada vez mais vista como uma importante ferramenta para <br>melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Isso tem sido possível por meio de uma variedade de tecnologias que <br>mitigam o aprendizado, como jogos, realidade aumentada, simulações, robótica, entre outros. Estas tecnologias <br>permitem aos alunos explorarem o conteúdo de forma mais profunda e motivadora, desenvolvendo assim as suas <br>competências científicas. Entretanto, o uso da tecnologia em contextos educacionais não se limita ao simples uso de <br>tecnologias para explorar conteúdos, mas também deve ser considerada numa perspectiva mais ampla, como parte de <br>uma abordagem CTS. O ensino de biologia com a abordagem CTS desafia os alunos a pensar criticamente sobre as <br>consequências da aplicação de conhecimentos científicos na vida real, desenvolvendo um melhor entendimento da <br>importância da biologia para a sociedade, bem como de seus impactos sociais e ambientais. Este estudo tem como <br>objetivo investigar o panorama da pesquisa em Ensino de Biologia com enfoque da educação em ciências numa <br>perspectiva CTS (Ciência- Tecnologia- Sociedade) por meio de um mapeamento das publicações dos anais do ENPEC <br>(Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). O que passa por mostrar como a educação CTS vem sendo <br>abordada, estudada e discutida no ensino de ciências e acompanhar a imersão tecnológica como método de ensino da <br>disciplina de Biologia. Buscando atender a este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e <br>exploratória. Para a coleta de dados serão selecionados trabalhos publicados na linha temática “Alfabetização científica <br>e tecnológica, abordagens CTS/CTSA”, nas edições de 2019 e 2021 do ENPEC.<br>Palavras-chaves: educação tecnológica; educação CTS; ensino de ciências, tecnologia e sociedade (CTS).</p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/768A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL.2025-02-10T11:42:50-03:00Zander Gustavo Bastos Neto coord_odo@saojose.brEmanuel Clemente de Oliveira coord_odo@saojose.brVictor Ribeiro Vieiracoord_odo@saojose.brPablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.br<p>A obesidade infantil está tomando proporções alarmantes em muitos países e é um problema sério que deve ser <br>abordado. Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, a prevenção de <br>doenças não transmissíveis é considerada prioridade básica. O ambiente escolar tem importância fundamental na <br>promoção a saúde das crianças. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a impotência da educação <br>física escolar no combate a obesidade infantil. Os objetivos específicos são: descrever o problema atual de obesidade <br>infantil; apresentar um estudo sobre como as aulas de educação física podem prevenir a obesidade infantil e descrever <br>os cuidados necessários nas aulas de educação física para inclusão de crianças obesas nas atividades. As crianças com <br>obesidade ou excesso de peso estão nas escolas e os professores de educação física devem fazê-los sentir-se parte <br>desse grupo ao qual pertencem. O grande desafio é saber como adaptar um currículo padrão às necessidades do grupo <br>de classe, para que todos sejam capazes de alcançar os objetivos predeterminados sem prejudicar a integridade física <br>e psicológica de todos os membros do grupo. Dentro deste contexto não se pode deixar de apontar a importância da <br>existência de um trabalho de conscientização para o restante dos alunos como ferramenta de apoio aos alunos obesos <br>e ao próprio professor.</p>2025-02-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/769A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROFESSORES DE ARTES MARCIAIS2025-02-10T11:49:27-03:00Emanuel Clemente de Oliveiracoord_odo@saojose.brAmanda Teixeira Borgescoord_odo@saojose.brPablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.br<p>As artes marciais constituem uma parte importante no mundo do esporte. Já foram demonstrados os inúmeros <br>benefícios que proporcionam, tanto para o treinamento físico do praticante, quanto para o desenvolvimento de suas <br>habilidades cognitivas. Após estudar procedimentos pedagógicos para o ensino de Artes Marciais e Esportes de <br>Combate em diferentes ambientes como escolas, clubes e academias, observou-se por meio de que a graduação em <br>Educação Física e Ciências do Esporte não proporcionava graduados com as ferramentas necessárias para capacitá-los <br>a ensinar Artes Marciais e Esportes de Combate com eficácia, e muitos desses profissionais sequer são graduados em <br>Educação Física. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é discutir a importância da formação em educação física para <br>professores de Artes Marciais e Esportes de Combate. Assim discutiu-se nesta pesquisa a importância da formação <br>acadêmica em educação física para professores de artes márcias para melhorarem sua didática e desenvolvimento das <br>aulas e dos aulos, assim como evitar lesões, As artes marciais têm sido frequentemente usadas como uma ferramenta <br>educacional para trabalhar com jovens. No entanto, para oferecer oportunidades educacionais, é importante levar em <br>consideração vários fatores críticos de sucesso, como o tipo de orientação.</p>2025-02-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/770ADAPTAÇÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES2025-02-10T11:57:27-03:00Zander Gustavo Bastos Netocoord_odo@saojose.brAmanda Teixeira Borgescoord_odo@saojose.brRomulo Siqueira dos Santoscoord_odo@saojose.brPablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.br<p>Na última década, houve um notável aumento na implantação de programas de treinamento de força para crianças e <br>adolescentes. O treinamento de força se mostra com importância para a saúde, condicionamento físico, além da <br>prevenção para sobrepeso, obesidade e sedentarismo em crianças e adolescentes. O objetivo deste artigo foi identificar <br>os benefícios do treinamento de força em crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão de artigos publicados que <br>abordavam os temas relacionados ao treinamento de força muscular em crianças e adolescentes. Os descritores usados <br>para a busca foram: “crianças”; “adolescentes”, “treinamento de força”; e “atividade física”. Foram incluídos, ao final <br>da análise, apenas artigos originais, contendo texto na íntegra, indexados no período entre 2014 à 2021 e que avaliaram <br>o treinamento de força em crianças e adolescentes, escritos em português. Fica evidenciado que o treinamento de força <br>permitirá às crianças um aumento positivo no desenvolvimento da força, bem como os benefícios no aumento da <br>densidade óssea. Este meio de treinamento pode ser seguro e eficaz nessas idades, porque ele projeta melhor o <br>treinamento em crianças e adolescentes sob os princípios básicos do treinamento que envolvem a intensidade e o <br>volume do treinamento (número de séries por exercício, número de repetições por série, resistência levantada, tipos <br>de exercícios realizados). A presente pesquisa permite que treinadores e professores de educação física saibam que são <br>muitos os benefícios que o desenvolvimento da força em idade precoce contempla, principalmente ela é evidenciada a <br>nível físico e esportivo.</p>2025-02-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/771MICROBIOTA INTESTINAL, INFLAMAÇÃO E SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS2025-02-20T16:15:12-03:00Amanda Sanseara Gomes Prado Honoratohayassy@saojose.brSaul Apolinario de Sousa Nascimentohayassy@saojose.brIvan Silva Machado Juniorhayassy@saojose.brLeonardo Crysostomo dos Santos hayassy@saojose.brEmerson Moreira Reishayassy@saojose.br<p>Este trabalho apresenta uma revisão narrativa sobre a relação entre a microbiota intestinal, inflamação e saúde <br>mental, explorando as evidências científicas mais recentes sobre o impacto da disbiose intestinal no desenvolvimento <br>e funcionamento do sistema nervoso central. O objetivo principal foi sintetizar as evidências da correlação entre o <br>desequilíbrio da microbiota humana e diferentes distúrbios neurológicos, com foco nos transtornos <br>neuropsiquiátricos, processos inflamatórios e potenciais abordagens terapêuticas. A metodologia baseou-se em uma <br>busca sistemática na base de dados PubMed, utilizando termos relacionados à disbiose, inflamação e saúde mental, <br>considerando publicações dos últimos dez anos. Após análise, 24 artigos foram selecionados por sua relevância para <br>o tema. Os resultados indicam que a microbiota intestinal influencia diretamente o eixo intestino-cérebro, sendo <br>determinante na regulação da neurogênese, mielinização e resposta imune, além de desempenhar um papel essencial <br>na maturação microglial. A disbiose intestinal foi associada a transtornos como autismo, esquizofrenia, TDAH, <br>depressão e ansiedade, além de contribuir para a neuroinflamação e comprometimento da barreira hematoencefálica. <br>Estudos apontam que intervenções dietéticas e o uso de probióticos podem auxiliar na regulação da microbiota, <br>reduzindo inflamações sistêmicas e atenuando sintomas psiquiátricos. Conclui-se que o equilíbrio da microbiota <br>intestinal é um fator essencial para a saúde mental e neurológica, e sua modulação pode representar uma estratégia <br>promissora para a prevenção e tratamento de transtornos neuropsiquiátricos. No entanto, mais pesquisas são <br>necessárias para aprofundar os mecanismos envolvidos e viabilizar terapias mais eficazes.<br>Palavras-chaves: Nutrição, microbiota humana, distúrbios neurológicos, transtornos neuropsiquiátricos, processos <br>inflamatórios e abordagens terapêuticas.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/772O PODER DO CÉREBRO BILÍNGUE: COMO A EMOÇÃO E A MOTIVAÇÃO MOLDAM A APRENDIZAGEM NA ADOLESCENCIA.2025-04-30T09:29:19-03:00Arthur Fernando da Silva Gomeshayassy@saojose.brVictor Ramos da Silvahayassy@saojose.br<p>Devido ao advento de programas bilíngues na educação brasileira, a neurociência com ênfase na aquisição da língua <br>adicional tem ganhado destaque como uma ferramenta fundamental para compreender os processos de aquisição de <br>uma segunda ou múltiplas línguas para adolescentes do ensino fundamental anos finais.<br>Apesar da vasta área que neurociência pode abordar, estudos nesse campo mostram como o cérebro reage à <br>aprendizagem de diferentes idiomas, evidenciando benefícios cognitivos, com maior capacidade de concentração, <br>melhora na memória de trabalho e maior flexibilidade mental. Além disso, estudos apontam que a emoção e a <br>motivação são elementos que estão diretamente relacionados aos estímulos que influenciam e envolvem a <br>aprendizagem e que esses conjuntos químicos e neurais estimulam na aprendizagem<br>Palavras-chave: Emoção; Motivação; Aprendizagem; Cérebro Bilíngue.</p>2025-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/780USO ADJUNTO DE BIFOSFONATO NO TRATAMENTO PERIODONTAL2025-05-20T13:58:43-03:00Maria Eduarda Mello Costa da Silvacoord_odo@saojose.brPriscila Pavancoord_odo@saojose.br<p>A periodontite é uma doença inflamatória crônica multifatorial, provocada pelo acúmulo de biofilme bacteriano, que <br>leva à destruição progressiva das estruturas de suporte dos dentes, como o osso alveolar e o ligamento periodontal. <br>Esta condição manifesta-se pela perda de tecido conjuntivo, reabsorção óssea, formação de bolsas periodontais, <br>recessão gengival, lesão de furca e mobilidade dental, podendo culminar na perda dentária. Os bifosfonatos (BFs) são <br>fármacos que inibem a ação dos osteoclastos, responsáveis pela reabsorção óssea, e têm sido estudados como uma <br>possível terapia adjuvante no tratamento da periodontite. Eles mostraram eficácia na redução da perda óssea e na <br>melhora dos parâmetros inflamatórios tanto em estudos pré-clínicos quanto em clínicos. Existem diferentes tipos de <br>BFs, categorizados com base na presença de nitrogênio e na geração do fármaco, apresentando variações na potência <br>e nos efeitos terapêuticos. No entanto, esses medicamentos também estão associados a efeitos adversos, como <br>problemas gastrointestinais e, osteonecrose dos maxilares, particularmente com uso prolongado. Esta revisão de <br>literatura, fundamentada em bancos de dados da Scielo, PubMed, Lilacs, Medline e Centro de Registro de Ensaios de <br>Clínicos da Biblioteca Cochrane (COCHRANE/CCTR), busca explorar o uso de BFs como terapia adjuvante no <br>tratamento periodontal. Embora os bifosfonatos mostrem benefícios promissores, como a redução da perda óssea e a <br>melhoria dos parâmetros inflamatórios, os riscos associados, como a osteonecrose maxilar, exigem uma avaliação e <br>monitoramento clínico rigorosos. Mais estudos são necessários para avaliar se os benefícios dos BFs superam os riscos <br>no tratamento da periodontite, permitindo seu uso seguro e eficaz no futuro.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/781A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE EMAGRECIMENTO.2025-05-21T12:51:13-03:00Pablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.brGisele Barbosa Martinscoord_odo@saojose.br<p>Na atualidade, a obesidade tem sido considerada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, chegando <br>a ser considerada uma doença, que está desencadeando inúmeras outras doenças. Vários estudos e pesquisas têm sido <br>realizados com o intuito de verificar qual o melhor tipo de atividade física que ajude no controle e na perda de peso, <br>com o propósito de melhorar também a qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste trabalho é mostrar que, através <br>dos efeitos da atividade física, especificamente no Treinamento de Força (TF), podem auxiliar na perda de gordura <br>corporal. A metodologia utilizada no presente trabalho, foram considerados artigos científicos e base de dados de <br>renomados autores para esclarecer se a influência do TF pode influenciar no emagrecimento, no intuito de obter <br>informações que sejam, de alguma forma, úteis para a população dentro do quadro patológico de obesidade, no qual <br>vem crescendo ao longo dos anos. Com a ajuda de artigos científicos nas bases de dados PubMed e Scielo foi possível <br>analisar que, o treinamento de força em pacientes com obesidade melhorou a composição corporal e resistência de <br>pessoas com ambos os sexos (feminino e masculino), em diferentes faixas etária. Com isso, podemos concluir que, o <br>treinamento de força de média e alta intensidade pode sim melhorar a composição corporal de pacientes com <br>obesidade, embora seja necessária uma avaliação física de cada indivíduo para saber suas limitações biológicas, visando <br>a segurança e a eficiência dos exercícios e da saúde de cada um.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/782A EFICÁCIA DO PROGRAMA DE AQUECIMENTO FIFA 11+ NA PREVENÇÃO DE LESÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL.2025-05-21T13:18:34-03:00 Pablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.brPedro Emanuel Vidal Sampaiocoord_odo@saojose.brEmanuel Clemente de Oliveiracoord_odo@saojose.brHugo Juander Borges de Carvalhocoord_odo@saojose.br<p>Introdução: O futebol é a modalidade esportiva mais popular e praticada no mundo, sendo assim com o grande <br>crescimento da prática mundial, é notório o aumento de lesões durante essa prática esportiva, seja amadora ou <br>profissional. Com essa intenção, o FIFA 11+ foi desenvolvido como um programa de exercícios de aquecimento com o <br>objetivo principal de prevenir lesões no futebol. <br>Objetivo: Mostrar a eficácia do programa FIFA 11+ na prevenção de lesões, e comparar os resultados obtidos em <br>diversos estudos da revisão sistemática. <br>Métodos: Foi realizada consulta às bases de dados PubMed, Google acadêmico e Scielo com a combinação das seguintes <br>palavras-chave: “FIFA 11+”, “prevenção de lesões”, “injury prevention”, lesões no futebol, “football injuries” e “soccer <br>injuries”. E selecionados para compor a base referencial desse trabalho, foram inseridos sete artigos que apresentaram <br>análises estatísticas adequadas à explicação dos objetivos propostos por cada artigo e informações compatíveis com o <br>tema. <br>Resultados: De acordo com os resultados dos estudos revisados, a maioria evidenciou que o programa FIFA 11+ pode <br>diminuir o risco de lesão em jogadores de futebol, sejam do sexo masculino ou feminino, em categorias de base e <br>jogadores amadores. <br>Conclusão: Os indícios do presente estudo sugerem que o FIFA 11+, sendo desenvolvido como um programa de <br>aquecimento pré-treino para prevenir lesões no futebol, foi efetivo na redução de incidência de lesões em jogadores <br>de futebol, do sexo feminino ou masculino. Também foi constatado que o programa pode contribuir para melhora da <br>performance motora e neuromuscular.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/783OS EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA PERFORMANCE DE ATLETAS DE HANDEBOL: UMA REVISÃO DE LITERATURA2025-05-21T13:26:21-03:00Pablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.brVictor Ribeiro Vieiracoord_odo@saojose.brPedro Emanuel Vidal Sampaiocoord_odo@saojose.brZander Gustavo Bastos Netocoord_odo@saojose.br<p>O treinamento de força é essencial para o desempenho de atletas de handebol, pois melhora capacidades físicas como <br>potência, resistência e velocidade. Este tipo de treinamento foca no fortalecimento de grupos musculares importantes <br>para a prática, como os membros superiores e inferiores, além do core, que garantem estabilidade e explosão nos <br>movimentos. A presente pesquisa tem o objetivo revisar a literatura sobre os efeitos do treinamento nas capacidades <br>físicas determinantes no handebol. Dentre os resultados foi verificado que este tipo de treinamento pode contribuir <br>para a melhora do desempenho nos atletas. O planejamento adequado, com progressão de cargas e variabilidade nos <br>exercícios, é crucial para evitar lesões e aumentar a performance. Estudos destacam a importância de equilibrar o treino <br>de força com outras capacidades motoras para otimizar o rendimento em quadra.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/784TREINAMENTO DE FORÇA DURANTE A GESTAÇÃO: BENEFÍCIOS, RECOMENDAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES2025-05-21T13:31:13-03:00Pablo Rodrigo de Oliveira Silvacoord_odo@saojose.brVictor Ribeiro Vieiracoord_odo@saojose.brAmanda Teixeira Borgescoord_odo@saojose.br<p>A falta de atividade física durante a gravidez está ligada a uma maior chance de internação de bebês em unidades de <br>terapia intensiva neonatal, parto prematuro, baixo peso ao nascer, restrição do crescimento intrauterino e, <br>eventualmente, cesárea. Diversos estudos indicam que mulheres grávidas são menos ativas fisicamente do que as não <br>grávidas, e essa atividade diminui ao longo da gestação. Nesse contexto, a questão investigada foi quais são os <br>benefícios do treinamento resistido para mulheres grávidas. O objetivo principal é identificar os benefícios do <br>treinamento resistido com pesos durante a gestação. Os objetivos específicos incluem descrever o período gestacional; <br>definir o treinamento resistido com pesos e seus benefícios; e relacionar esses benefícios ao período gestacional. O <br>treinamento resistido com pesos é reconhecido por sua segurança e por diversos benefícios à saúde, como a redução <br>da dislipidemia, controle de peso, controle da hipertensão arterial, aumento da sensibilidade à insulina, melhoria da <br>capacidade funcional, correção postural, fortalecimento muscular e controle de fatores de risco para doenças <br>cardiovasculares. No entanto, a implementação de um programa de treinamento resistido pode representar um risco <br>significativo de lesões para a mulher e seu feto. No geral, com a observação de precauções adequadas, os benefícios do <br>treinamento resistido superam os riscos. Exercícios simples, focados no fortalecimento dos músculos envolvidos no <br>trabalho de parto e na sustentação do peso corporal, além da melhoria da postura, podem ser realizados com segurança <br>durante a gravidez. Esses exercícios devem utilizar uma variedade de métodos e equipamentos para atender às <br>necessidades especiais da mulher grávida que se exercita.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/785METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTEBOL NO ENSINO MÉDIO.2025-05-21T13:37:27-03:00Pablo Rodrigo de Oliveira Silva coord_odo@saojose.brPedro Emanuel Vidal Sampaiocoord_odo@saojose.brEmanuel Clemente de Oliveiracoord_odo@saojose.brVictor Ribeiro Vieiracoord_odo@saojose.br<p>No âmbito escolar, o jogo possui o papel de integrar os alunos e desenvolver, além da percepção corporal, aspectos <br>comportamentais, como a criação de uma sinergia da equipe. Nesse sentido, a presente pesquisa pretende investigar a <br>importância do futebol no ensino escolar. A iniciação esportiva tem sido tradicionalmente considerada a base da <br>aprendizagem de habilidades esportivas, motivo pelo qual é um objetivo essencial de qualquer programa de educação <br>esportiva, para isso é necessário desenvolver habilidades, técnicas e táticas em atletas com base nos fundamentos de <br>cada disciplina. O futebol busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde <br>o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. Desta forma, o <br>objetivo geral desse trabalho é discutir metodologia de ensino do futebol no ensino médio. A pesquisa foi bibliográfica <br>e exploratória. O contato com artigos publicados em revistas de caráter científico sobre o assunto, dissertações na área <br>e autores que abordam o tema escolhido neste trabalho, forneceu embasamento para a reflexão acadêmica e para <br>atingir os objetivos pretendidos. Concluiu-se que estimular a prática esportiva na escola contribui com a solução de <br>problemas importantes existentes na sociedade, como o sedentarismo, a obesidade e a individualidade.</p>2025-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/786O EFEITO DO METÓDO PILATES EM PACIENTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA2025-06-04T13:42:14-03:00Danielle Citroli Meyrelles de Sant’ Annacoord_odo@saojose.brJéssica Teixeiracoord_odo@saojose.brAilton Caetano de Limacoord_odo@saojose.br<div> <div>Este estudo avaliou a eficácia do Pilates no tratamento da dor lombar crônica em adultos. A dor lombar crônica é uma condição comum que afeta profundamente a qualidade de vida e gera altos custos médicos e socioeconômicos. A revisão integrativa de 7 estudos científicos publicados na última década demonstrou que o Pilates é eficaz na redução da dor lombar crônica. Os benefícios incluem: fortalecimento muscular da coluna vertebral, melhoria da flexibilidade, controle da dor, estabilização da coluna, reeducação postural e redução do estresse. O Pilates promove uma abordagem mente-corpo, focando em fortalecer a estabilidade central, aprimorar a flexibilidade e promover uma postura correta. Isso resulta em benefícios significativos na redução da dor e na melhoria da função física. Os resultados evidenciam o Pilates como uma intervenção abrangente e eficaz para tratar dor lombar crônica, oferecendo informações valiosas para profissionais de saúde. A prática do Pilates pode ser recomendada como tratamento complementar para melhorar a qualidade de vida e reduzir os custos médicos e socioeconômicos associados à dor lombar crônica. Assim,conclui-se que o Pilates é uma intervenção eficaz e segura para o tratamento da dor lombar crônica, recomendada como complemento à terapia convencional.</div> </div>2025-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São Joséhttps://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/787OS EFEITOS DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR CRÔNICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA2025-06-04T13:56:53-03:00Iago da Silva de Oliveira coord_odo@saojose.brWanuza do Nascimento coord_odo@saojose.brAilton Caetano de Limacoord_odo@saojose.br<p>A dor lombar crônica é conhecida como uma condição clínica que acomete a região lombar, sendo definida como dor <br>localizada na última costela e que vai até a prega glútea, considerada crônica se persistir por mais de três meses. Suas <br>causas podem ser multifatoriais, o que pode dificultar seu tratamento, sendo uma das queixas mais frequentes no <br>atendimento ambulatorial. Sua prevalência em vários países a torna um grande problema de saúde pública. Como <br>abordagem alternativa no tratamento de dor lombar crônica, a Acupuntura tem sido amplamente difundida. O objetivo <br>desta revisão bibliográfica integrativa foi avaliar a eficácia da Acupuntura como recurso terapêutico no tratamento de <br>indivíduos com dor lombar crônica. Foram realizados levantamentos bibliográficos nas bases de dados PubMed, SciELO, <br>e PEDro com artigos publicados entre 2014 e 2024. A busca resultou em 32 artigos, que, de acordo com os critérios de <br>inclusão e exclusão, foram utilizados 6 artigos que atenderam os critérios de elegibilidade.</p>2025-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José